O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rueff, Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2105
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio I em Educação Pré-escolar e da unidade curricular de Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende ilustrar as experiências de estágio profissionalizante desenvolvidas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. Este trabalho contempla fundamentação teórica interligada com a prática vivenciada e, simultaneamente, sustentando-a. Esta prática educativa foi sujeita a uma profunda reflexão, relativamente à especificidade dos grupos acompanhados, aos valores promulgados pelas Instituições e partindo também das expectativas e objetivos profissionais enunciados pela estagiária. Todo o trabalho desenvolvido partiu, essencialmente, de observação, conhecimento e reflexão sobre as necessidades e interesses das crianças, de forma a preparar e planificar uma prática educativa eficaz e coerente. Daqui surge a necessidade de explorar aspetos de socialização presentes nos grupos de crianças que se acompanhou, e que, de alguma forma, ofereciam aspetos interessantes no desenvolvimento das interações e de relações. Procedeu-se a um estudo aprofundado da temática, partindo da observação realizada, e clarificando de que forma se desenvolve este processo de socialização e que vantagens traz ao grupo, e de que forma se manifesta. No estudo deste processo de socialização, verificou-se uma constante adoção de diferentes estilos de liderança
id RCAP_16460641e5c073a0ba4f52391bc57ee4
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPrática educativaObservaçãoSocializaçãoO presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio I em Educação Pré-escolar e da unidade curricular de Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende ilustrar as experiências de estágio profissionalizante desenvolvidas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. Este trabalho contempla fundamentação teórica interligada com a prática vivenciada e, simultaneamente, sustentando-a. Esta prática educativa foi sujeita a uma profunda reflexão, relativamente à especificidade dos grupos acompanhados, aos valores promulgados pelas Instituições e partindo também das expectativas e objetivos profissionais enunciados pela estagiária. Todo o trabalho desenvolvido partiu, essencialmente, de observação, conhecimento e reflexão sobre as necessidades e interesses das crianças, de forma a preparar e planificar uma prática educativa eficaz e coerente. Daqui surge a necessidade de explorar aspetos de socialização presentes nos grupos de crianças que se acompanhou, e que, de alguma forma, ofereciam aspetos interessantes no desenvolvimento das interações e de relações. Procedeu-se a um estudo aprofundado da temática, partindo da observação realizada, e clarificando de que forma se desenvolve este processo de socialização e que vantagens traz ao grupo, e de que forma se manifesta. No estudo deste processo de socialização, verificou-se uma constante adoção de diferentes estilos de liderançaThis report, carried out under the course of Stage I in Preschool Education and Course of Stage II in 1st cycle of basic education is intended to illustrate the work experience of experiences in the context of pre -school education and 1st cycle of Basic Education. This work includes interconnected theoretical foundation with experienced practice, and simultaneously, holding her. This method of teaching was subjected to a thorough reflection, regarding the specificity of those who accompanied groups, the values promulgated by the institutions and, also starting from the expectations and professional goals set out by the intern. All work left essentially observation, knowledge and reflection on the needs and interests of children, in order to prepare and plan an effective and coherent educational practice. From this comes the need to explore socialization aspects present in both groups of children who followed, and that, somehow, offered interesting aspects in the development of interactions and relationships. There has been a thorough study of the subject, based on the observation made , and clarifying how it handles this process of socialization and its benefits to the group, and how it manifests itself. In the study of this socialization process, there was a constant adoption of different leadership styles in the group, expressed in different ways and in different contexts.2015-04-01T14:44:39Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2105TID:201429780porRueff, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:59.018228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Rueff, Rita
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
Observação
Socialização
title_short O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
author Rueff, Rita
author_facet Rueff, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rueff, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
Observação
Socialização
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
Observação
Socialização
description O presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio I em Educação Pré-escolar e da unidade curricular de Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende ilustrar as experiências de estágio profissionalizante desenvolvidas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. Este trabalho contempla fundamentação teórica interligada com a prática vivenciada e, simultaneamente, sustentando-a. Esta prática educativa foi sujeita a uma profunda reflexão, relativamente à especificidade dos grupos acompanhados, aos valores promulgados pelas Instituições e partindo também das expectativas e objetivos profissionais enunciados pela estagiária. Todo o trabalho desenvolvido partiu, essencialmente, de observação, conhecimento e reflexão sobre as necessidades e interesses das crianças, de forma a preparar e planificar uma prática educativa eficaz e coerente. Daqui surge a necessidade de explorar aspetos de socialização presentes nos grupos de crianças que se acompanhou, e que, de alguma forma, ofereciam aspetos interessantes no desenvolvimento das interações e de relações. Procedeu-se a um estudo aprofundado da temática, partindo da observação realizada, e clarificando de que forma se desenvolve este processo de socialização e que vantagens traz ao grupo, e de que forma se manifesta. No estudo deste processo de socialização, verificou-se uma constante adoção de diferentes estilos de liderança
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01T14:44:39Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2105
TID:201429780
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2105
identifier_str_mv TID:201429780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624141488128