(Re)pensando a perturbação de hiperatividade com défice de atenção: contributos de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2978 |
Resumo: | A Perturbação de Hiperatividade e Deficit de Atenção (PHDA) constitui uma temática atual no âmbito das problemáticas do desenvolvimento da infância e adolescência, não só pelo número crescente de casos, mas também pelo facto de a etiologia ainda ser desconhecida. A família constitui o núcleo educativo fundamental que acompanha o desenvolvimento da criança. Neste contexto, destacamos as práticas parentais, as interações e os vínculos afetivos, fatores relevantes no quadro do funcionamento familiar e parental. Apresentamos ao longo deste trabalho diversas questões relativas à PHDA, repensando a sua conceptualização, a análise diferencial e a influência que este tipo de perturbação tem no contexto familiar. Trata-se de um estudo de caso, em que a temática é conhecer o funcionamento familiar e parental numa família com uma criança diagnosticada com PHDA. Assim sendo, os objetivos delineados foram: i) conhecer o funcionamento parental e familiar ao nível das interações e dinâmicas da família, níveis de stress e rede de suporte social; ii) perceber os vínculos estabelecidos entre a criança e os pais; iii) conhecer os problemas de comportamento da criança ao longo do desenvolvimento e na atualidade; iv) analisar as perceções dos pais perante os problemas de comportamento. Para a prossecução do estudo, os instrumentos utilizados foram: a análise documental, o APGAR familiar; a observação naturalista; o Índice de Stress Parental e a entrevista. As conclusões emergentes relacionam-se com a evolução positiva dos comportamentos da criança; a aceitação da problemática por parte do pai, em contraponto com a não-aceitação por parte da mãe; a presença de sentimentos de baixa de autoconfiança/ autoestima; os sentimentos de fraca competência parental; os estilos parentais distintos e a fraca articulação educativa entre progenitores, bem como as diferentes estratégias parentais para o controlo do comportamento da criança. |
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(Re)pensando a perturbação de hiperatividade com défice de atenção: contributos de um estudo de casoPHDAcriançafamíliainteraçãovinculaçãostressADHDchildfamilyinteractionlinkingDepartamento de Psicologia e Ciências da EducaçãoA Perturbação de Hiperatividade e Deficit de Atenção (PHDA) constitui uma temática atual no âmbito das problemáticas do desenvolvimento da infância e adolescência, não só pelo número crescente de casos, mas também pelo facto de a etiologia ainda ser desconhecida. A família constitui o núcleo educativo fundamental que acompanha o desenvolvimento da criança. Neste contexto, destacamos as práticas parentais, as interações e os vínculos afetivos, fatores relevantes no quadro do funcionamento familiar e parental. Apresentamos ao longo deste trabalho diversas questões relativas à PHDA, repensando a sua conceptualização, a análise diferencial e a influência que este tipo de perturbação tem no contexto familiar. Trata-se de um estudo de caso, em que a temática é conhecer o funcionamento familiar e parental numa família com uma criança diagnosticada com PHDA. Assim sendo, os objetivos delineados foram: i) conhecer o funcionamento parental e familiar ao nível das interações e dinâmicas da família, níveis de stress e rede de suporte social; ii) perceber os vínculos estabelecidos entre a criança e os pais; iii) conhecer os problemas de comportamento da criança ao longo do desenvolvimento e na atualidade; iv) analisar as perceções dos pais perante os problemas de comportamento. Para a prossecução do estudo, os instrumentos utilizados foram: a análise documental, o APGAR familiar; a observação naturalista; o Índice de Stress Parental e a entrevista. As conclusões emergentes relacionam-se com a evolução positiva dos comportamentos da criança; a aceitação da problemática por parte do pai, em contraponto com a não-aceitação por parte da mãe; a presença de sentimentos de baixa de autoconfiança/ autoestima; os sentimentos de fraca competência parental; os estilos parentais distintos e a fraca articulação educativa entre progenitores, bem como as diferentes estratégias parentais para o controlo do comportamento da criança.The Hyperactivity Disorder and Attention Deficit (ADHD) is a current theme in the context of the problems of childhood and adolescence development, not only by the increasing number of cases, but also by the fact that the etiology remains unknown. The family is the fundamental core educational accompanying the child's development. In this context, we emphasize parenting practices, interactions and emotional bonds, relevant factors within the family and parental functioning. We present throughout this work several issues related to ADHD, rethinking its conceptualization, differential analysis and the influence that this type of disturbance is in the family context. This is a case study, where the theme is to know the family and parental functioning in families with a child diagnosed with ADHD. Therefore, the outlined objectives were: i) to know the parental family functioning and the level of interaction and family dynamics, stress levels and social support; ii) understand the links established between the child and parents; iii) know the child's behavior problems throughout the development and nowadays; iv) examine parental perceptions before behavioral problems. For further study, the instruments used were: document reviews, the family APGAR; naturalistic observation; Parental Stress Index and the interview. Emerging findings relate to the positive development of children's behavior; acceptance of the problem by the parent as opposed to the non-acceptance by the mother; the presence of feelings of low self-confidence / self-esteem; feelings of poor parenting skills; the different parenting styles and poor educational link between parents and the different parenting strategies for child behavior controlInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFelizardo, SaraCordeiro, LeandraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Ana Cristina Almeida Serra2015-12-03T10:46:15Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2978TID:201014750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:16Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:04.595603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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