Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz Maletta, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martinho Ferreira, Maria Manuela, Tomás, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13672
Resumo: A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.
id RCAP_dea0dcf3bd3acf1a95698b36446e33c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?InfânciaPandemiaEducação infantilCurrículoPráticas pedagógicasEducación InfantilChildhoodPandemicEarly childhood educationCurriculumPedagogic practicesA Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.Resumen Covid-19 impactó la vida diaria familiar, económico-laboral, sociocultural, incluida la niñez. Enfocadas en el período de confinamiento y basadas en dos estudios cualitativos en Brasil y Portugal, analizamos: i) las medidas y recomendaciones oficiales de la COVID-19 para la educación infantil (investigación documental); ii) algunas formas en las que los educadores brasileños (entrevistas) y los portugueses (publicaciones en Facebook) reconfiguraron el currículo y las prácticas pedagógicas. Sin buscar generalizaciones o comparaciones entre diferentes realidades sociopolíticas, educativas y profesionales, se refleja el valor de la educación infantil sobre el bienestar infantil y se discuten las (im)posibilidades de desarrollar el currículum y las prácticas pedagógicas a la distancia e en la impersonalidad tecnológica.Abstract Covid-19 impacted family, economic-labour, socio-cultural daily life, including childhood. Focused on the confinement period and on two qualitative studies in Brazil and Portugal, we analysed: i) the official measures and recommendations of COVID-19 for early childhood education (documentary research); ii) how the curriculum and pedagogical practices were reconfigured by Brazilian educators (interviews) and by Portuguese educators (publications on Facebook). Without seeking generalizations or comparisons between different socio-political, educational, and professional realities, the value of early childhood education on child well-being is reflected and the (im)possibilities of developing curriculum and pedagogical practices in the distance and in the technological impersonality are discussed.RCIPLBraz Maletta, Ana PaulaMartinho Ferreira, Maria ManuelaTomás, Catarina2021-09-03T11:02:09Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13672porBraz Maletta, A. P., Martinho Ferreira, M. M., & Almeida Tomás, C. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Crí­ticas, 26, 1–20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.341101981-043110.26512/lc.v26.2020.34110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:34.437557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
title Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
spellingShingle Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
Braz Maletta, Ana Paula
Infância
Pandemia
Educação infantil
Currículo
Práticas pedagógicas
Educación Infantil
Childhood
Pandemic
Early childhood education
Curriculum
Pedagogic practices
title_short Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
title_full Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
title_fullStr Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
title_full_unstemmed Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
title_sort Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
author Braz Maletta, Ana Paula
author_facet Braz Maletta, Ana Paula
Martinho Ferreira, Maria Manuela
Tomás, Catarina
author_role author
author2 Martinho Ferreira, Maria Manuela
Tomás, Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz Maletta, Ana Paula
Martinho Ferreira, Maria Manuela
Tomás, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Pandemia
Educação infantil
Currículo
Práticas pedagógicas
Educación Infantil
Childhood
Pandemic
Early childhood education
Curriculum
Pedagogic practices
topic Infância
Pandemia
Educação infantil
Currículo
Práticas pedagógicas
Educación Infantil
Childhood
Pandemic
Early childhood education
Curriculum
Pedagogic practices
description A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-09-03T11:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13672
url http://hdl.handle.net/10400.21/13672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Braz Maletta, A. P., Martinho Ferreira, M. M., & Almeida Tomás, C. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Crí­ticas, 26, 1–20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110
1981-0431
10.26512/lc.v26.2020.34110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487138078720