O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Carolina Lobo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45177
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_dea731f43995208e62970b1c2974a85f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofoneTeaching and learning articulation technique on the saxophoneArticulaçãoSaxofoneAprendizagemPerformanceEstudo IndividualArticulationSaxophoneLearningIndividual StudyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, nos Grupos de Recrutamento M18 – Saxofone, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objeto as práticas e estratégias de desenvolvimento da articulação, procurando-se, designadamente, (1) identificar as práticas anteriores dos alunos; (2) implementar e desenvolver estratégias de desenvolvimento da articulação de acordo com a literatura existente; (3) promover a autonomia dos alunos fora do contexto de sala de aula, contribuindo com sugestões de atividades pedagógicas que os alunos poderão adotar no seu plano de estudo individual. No âmbito desses objetivos, foram implementados na Intervenção Pedagógica exercícios para trabalhar, primeiro, o staccato, e em segundo lugar, a combinação das articulações legato e staccato retirados do livro Hello Mr. Sax ou Paramètres du Saxophone (1989) de Jean-Marie Londeix. A Intervenção Pedagógica, com caráter metodológico de investigação-ação, foi avaliada através da observação participante e não-participante, questionários realizados aos alunos intervenientes e ao professor orientador cooperante, e gravações em formato áudio, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo da autoconfiança e autonomia no estudo e na performance através da implementação dos exercícios e estratégias propostos.The following report is developed within the scope of the Professional Internship of the Master in Music Education at the University of Minho and reflects the Educational Intervention held during the school year 2015/2016, at the Escola Profissional Artística do Vale do Ave, at the Recruitment Groups M18 – Saxophone, and M32 – Vocal Ensembles and/or Instrumental; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class. The Pedagogical intervention had as object the practices and the strategies of articulation development, looking for, specifically, (1) identify student’s previous practice; (2) implement and develop strategies of articulation development according to the existing literature; (3) promote student’s autonomy outside the classroom context, contributing with suggestions of educational activities that students can adopt in their individual study plan. Within these objectives, were implemented in the Pedagogical Intervention exercises to work, primary, the staccato, and secondly, the combination of legato and staccato articulations withdrawn from the book Hello Mr. Sax or Paramètres du Saxophone (1989) of Jean-Marie Londeix. The Pedagogical Intervention, with Research-Action methodological character, was evaluated through participant and non-participant observation, questionnaires performed to the intervenient students and the cooperative advisor teacher, and recordings in audio format, and it was found in the students a significant increase of self-confidence and autonomy in their study and performance through the implementation of the proposed exercises and strategies.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoCorreia, Ana Carolina Lobo2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45177por201624230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:42.016747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
Teaching and learning articulation technique on the saxophone
title O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
spellingShingle O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
Correia, Ana Carolina Lobo
Articulação
Saxofone
Aprendizagem
Performance
Estudo Individual
Articulation
Saxophone
Learning
Individual Study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
title_full O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
title_fullStr O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
title_full_unstemmed O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
title_sort O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone
author Correia, Ana Carolina Lobo
author_facet Correia, Ana Carolina Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Carolina Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação
Saxofone
Aprendizagem
Performance
Estudo Individual
Articulation
Saxophone
Learning
Individual Study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Articulação
Saxofone
Aprendizagem
Performance
Estudo Individual
Articulation
Saxophone
Learning
Individual Study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
2017-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45177
url http://hdl.handle.net/1822/45177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201624230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133079814537216