As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42712
Resumo: O insucesso escolar é um fenómeno complexo que tem na sua origem diversos fatores, nomeadamente de ordem individual, sociocultural e socioinstitucional. Sendo a escola um contexto privilegiado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, uma vez que é neste que ocorrem os processos de socialização secundária e de construção da identidade, considerou-se importante analisar o impacto que esta instituição tem na vida dos alunos, nomeadamente no que diz respeito aos seus projetos de vida. O contexto escolar tanto pode proporcionar aos alunos experiências que favoreçam sentimentos de confiança e competência, como, pelo contrário, proporcionar experiências que diminuam a autoconfiança e afetem negativamente o autoconceito daqueles que têm dificuldades em obter bons resultados. O papel desempenhado pelos professores neste processo é fundamental, já que as suas representações acerca do desempenho dos seus alunos pode ter impacto e influenciar o rendimento dos mesmos. Assim, e de modo a discutir o impacto que as representações dos professores pode ter nos percursos escolares dos estudantes e na construção dos seus projetos de vida, bem como a perceção de ambos (estudantes e professores) sobre as causas do insucesso escolar, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 3º ciclo e Ensino Secundário, localizadas em diferentes contextos sociodemográficos do Porto, com desiguais taxas de sucesso. Foi adotada uma metodologia de métodos mistos articulandose os dados quantitativos recolhidos por via do inquérito aos alunos, com os dados de natureza mais qualitativa recolhidos por via do guião de entrevista enviado aos docentes. No total foram inquiridos 23 alunos do 9º ano, 39 alunos do 12º ano e 23 professores. Os resultados evidenciam que, nos contextos que estudámos, (1) a imagem que os professores criam acerca dos alunos podem condicionar, efetivamente, o seu sucesso escolar; (2) os professores relevam o contexto sociofamiliar do aluno como influência determinante no sucesso ou insucesso escolar dos alunos; (3) ao mesmo tempo, na escola, há alunos que estão motivados e outros que estão desmotivados; (4) a maior parte dos alunos ambiciona atingir um nível de escolaridade superior por identificarem que isso pode ser uma mais valia para atingirem melhores condições de vida no futuro; (5) são muitos os alunos que sentem que os seus encarregados de educação estão presentes nos seus percursos escolares; e, por último, (6) há uma certa desculpabilização do sistema educativo e dos próprios professores, pelo próprio corpo docente.Em suma, com este estudo, podemos constatar que pode ser necessário repensar nas pedagogias utilizadas em contexto de sala de aula, o que torna também necessário pensar num reforço da componente social na formação e orientação dos professores no exercício da sua profissão.
id RCAP_deb83f06b1166314f0d66a1f1e62c7de
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vidaInsucesso escolarSistema educativoRepresentações Sociais.Domínio/Área Científica::Ciências SociaisO insucesso escolar é um fenómeno complexo que tem na sua origem diversos fatores, nomeadamente de ordem individual, sociocultural e socioinstitucional. Sendo a escola um contexto privilegiado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, uma vez que é neste que ocorrem os processos de socialização secundária e de construção da identidade, considerou-se importante analisar o impacto que esta instituição tem na vida dos alunos, nomeadamente no que diz respeito aos seus projetos de vida. O contexto escolar tanto pode proporcionar aos alunos experiências que favoreçam sentimentos de confiança e competência, como, pelo contrário, proporcionar experiências que diminuam a autoconfiança e afetem negativamente o autoconceito daqueles que têm dificuldades em obter bons resultados. O papel desempenhado pelos professores neste processo é fundamental, já que as suas representações acerca do desempenho dos seus alunos pode ter impacto e influenciar o rendimento dos mesmos. Assim, e de modo a discutir o impacto que as representações dos professores pode ter nos percursos escolares dos estudantes e na construção dos seus projetos de vida, bem como a perceção de ambos (estudantes e professores) sobre as causas do insucesso escolar, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 3º ciclo e Ensino Secundário, localizadas em diferentes contextos sociodemográficos do Porto, com desiguais taxas de sucesso. Foi adotada uma metodologia de métodos mistos articulandose os dados quantitativos recolhidos por via do inquérito aos alunos, com os dados de natureza mais qualitativa recolhidos por via do guião de entrevista enviado aos docentes. No total foram inquiridos 23 alunos do 9º ano, 39 alunos do 12º ano e 23 professores. Os resultados evidenciam que, nos contextos que estudámos, (1) a imagem que os professores criam acerca dos alunos podem condicionar, efetivamente, o seu sucesso escolar; (2) os professores relevam o contexto sociofamiliar do aluno como influência determinante no sucesso ou insucesso escolar dos alunos; (3) ao mesmo tempo, na escola, há alunos que estão motivados e outros que estão desmotivados; (4) a maior parte dos alunos ambiciona atingir um nível de escolaridade superior por identificarem que isso pode ser uma mais valia para atingirem melhores condições de vida no futuro; (5) são muitos os alunos que sentem que os seus encarregados de educação estão presentes nos seus percursos escolares; e, por último, (6) há uma certa desculpabilização do sistema educativo e dos próprios professores, pelo próprio corpo docente.Em suma, com este estudo, podemos constatar que pode ser necessário repensar nas pedagogias utilizadas em contexto de sala de aula, o que torna também necessário pensar num reforço da componente social na formação e orientação dos professores no exercício da sua profissão.School failure is a complex phenomenon that has several factors at its origin, namely individual, sociocultural and socioinstitutional factors. As school is a privileged context for the development of children and adolescents, since it is here that the processes of secondary socialisation and identity construction take place, it was considered important to analyse the impact that this institution has on students' lives, namely regarding their life projects. The school context may either provide students with experiences that favour feelings of confidence and competence or, on the contrary, provide experiences that diminish self-confidence and negatively affect the self-concept of those who have difficulties in obtaining good results. The role played by teachers in this process is crucial, as their representations of their students' performance can impact and influence their performance. Thus, and in order to discuss the impact that teachers' representations may have on students' school paths and on the construction of their life projects, as well as the perception of both (students and teachers) about the causes of school failure, a comparative analysis was carried out between two lower and upper secondary schools, located in different sociodemographic contexts of Porto, with unequal success rates. A mixed methods methodology was adopted, articulating the quantitative data collected through the student survey, with data of a more qualitative nature collected through the interview script sent to teachers. In total 23 students from the 9th grade, 39 students from the 12th grade and 23 teachers were surveyed. The results show that, in the contexts that we studied, (1) the image that teachers create about the students may effectively condition their academic success; (2) teachers consider the student's social and family background as a determining influence in the students' success or failure; (3) at the same time, at school, there are students who are motivated and others who are unmotivated; (4) most students aspire to reach a higher level of education because they identify that this can be an added value to achieve better living conditions in the future; (5) many students feel that their parents are present in their school careers; and, finally, (6) there is a certain apology of the educational system and of the teachers themselves, by the teaching staff. In summary, with this study, we can see that it may be necessary to rethink the pedagogies used in the classroom context, which also makes it necessary to reinforce the social component in the training and guidance of teachers in the exercise of their profession.Machado, IdalinaRepositório ComumSantos, Ana2022-12-20T12:34:22Z2022-112022-102022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42712TID:203184580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-17T15:15:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:50.138511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
title As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
spellingShingle As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
Santos, Ana
Insucesso escolar
Sistema educativo
Representações Sociais.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
title_full As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
title_fullStr As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
title_full_unstemmed As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
title_sort As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida
author Santos, Ana
author_facet Santos, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Idalina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Sistema educativo
Representações Sociais.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Insucesso escolar
Sistema educativo
Representações Sociais.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O insucesso escolar é um fenómeno complexo que tem na sua origem diversos fatores, nomeadamente de ordem individual, sociocultural e socioinstitucional. Sendo a escola um contexto privilegiado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, uma vez que é neste que ocorrem os processos de socialização secundária e de construção da identidade, considerou-se importante analisar o impacto que esta instituição tem na vida dos alunos, nomeadamente no que diz respeito aos seus projetos de vida. O contexto escolar tanto pode proporcionar aos alunos experiências que favoreçam sentimentos de confiança e competência, como, pelo contrário, proporcionar experiências que diminuam a autoconfiança e afetem negativamente o autoconceito daqueles que têm dificuldades em obter bons resultados. O papel desempenhado pelos professores neste processo é fundamental, já que as suas representações acerca do desempenho dos seus alunos pode ter impacto e influenciar o rendimento dos mesmos. Assim, e de modo a discutir o impacto que as representações dos professores pode ter nos percursos escolares dos estudantes e na construção dos seus projetos de vida, bem como a perceção de ambos (estudantes e professores) sobre as causas do insucesso escolar, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 3º ciclo e Ensino Secundário, localizadas em diferentes contextos sociodemográficos do Porto, com desiguais taxas de sucesso. Foi adotada uma metodologia de métodos mistos articulandose os dados quantitativos recolhidos por via do inquérito aos alunos, com os dados de natureza mais qualitativa recolhidos por via do guião de entrevista enviado aos docentes. No total foram inquiridos 23 alunos do 9º ano, 39 alunos do 12º ano e 23 professores. Os resultados evidenciam que, nos contextos que estudámos, (1) a imagem que os professores criam acerca dos alunos podem condicionar, efetivamente, o seu sucesso escolar; (2) os professores relevam o contexto sociofamiliar do aluno como influência determinante no sucesso ou insucesso escolar dos alunos; (3) ao mesmo tempo, na escola, há alunos que estão motivados e outros que estão desmotivados; (4) a maior parte dos alunos ambiciona atingir um nível de escolaridade superior por identificarem que isso pode ser uma mais valia para atingirem melhores condições de vida no futuro; (5) são muitos os alunos que sentem que os seus encarregados de educação estão presentes nos seus percursos escolares; e, por último, (6) há uma certa desculpabilização do sistema educativo e dos próprios professores, pelo próprio corpo docente.Em suma, com este estudo, podemos constatar que pode ser necessário repensar nas pedagogias utilizadas em contexto de sala de aula, o que torna também necessário pensar num reforço da componente social na formação e orientação dos professores no exercício da sua profissão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T12:34:22Z
2022-11
2022-10
2022-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42712
TID:203184580
url http://hdl.handle.net/10400.26/42712
identifier_str_mv TID:203184580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130746508541952