Palavramundo : a leitura como experiência de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/18033 |
Resumo: | Partindo da ideia freireana de Palavramundo pretende-se pensar a leitura como experiência de formação do ser humano. A leitura é pensada do ponto de vista experiÊncia (experiri, erfahung, peirô), uma vez que, expressão de condicionantes contemporâneos, ela não tem sido necessariamente tomada como experiência de formação, mas pelo contrário, como o lado mais nítido da sua pobreza. O que significa então, pensar a leitura como experiência de formação? Significa pensar a leitura como experiência única, aberta e insubstituível. É uma experiência histórica, estética e linguística. A formação é a forma como (re)construímos a nossa subjectividade através da leitura. |
id |
RCAP_deba73d746dce501c90f866c8f4b8a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/18033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Palavramundo : a leitura como experiência de formaçãoFormaçãoLeituraPartindo da ideia freireana de Palavramundo pretende-se pensar a leitura como experiência de formação do ser humano. A leitura é pensada do ponto de vista experiÊncia (experiri, erfahung, peirô), uma vez que, expressão de condicionantes contemporâneos, ela não tem sido necessariamente tomada como experiência de formação, mas pelo contrário, como o lado mais nítido da sua pobreza. O que significa então, pensar a leitura como experiência de formação? Significa pensar a leitura como experiência única, aberta e insubstituível. É uma experiência histórica, estética e linguística. A formação é a forma como (re)construímos a nossa subjectividade através da leitura.Porto : [Edição de Autor]20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/18033porCarlos, Elter Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:15:45Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/18033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:19:16.727141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
title |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
spellingShingle |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação Carlos, Elter Manuel Formação Leitura |
title_short |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
title_full |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
title_fullStr |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
title_full_unstemmed |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
title_sort |
Palavramundo : a leitura como experiência de formação |
author |
Carlos, Elter Manuel |
author_facet |
Carlos, Elter Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Elter Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Leitura |
topic |
Formação Leitura |
description |
Partindo da ideia freireana de Palavramundo pretende-se pensar a leitura como experiência de formação do ser humano. A leitura é pensada do ponto de vista experiÊncia (experiri, erfahung, peirô), uma vez que, expressão de condicionantes contemporâneos, ela não tem sido necessariamente tomada como experiência de formação, mas pelo contrário, como o lado mais nítido da sua pobreza. O que significa então, pensar a leitura como experiência de formação? Significa pensar a leitura como experiência única, aberta e insubstituível. É uma experiência histórica, estética e linguística. A formação é a forma como (re)construímos a nossa subjectividade através da leitura. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/18033 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/18033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição de Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição de Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136110786379777 |