Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Thuany Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27648
Resumo: Esta pesquisa surge com o objetivo de pensar a formação docente, com ênfase na alfabetização da palavramundo dos sujeitos da educação, sendo tecida pela conversação da pesquisadora com sua a própria formação acontecendo na prática. Para isso, foi preciso desprender-se de heranças bancárias e mergulhar no processo discursivo que se fundamenta na interação e no reconhecimento do outro como indispensável para o ensinoaprendizagem da leitura e escrita. As metodologias empregadas nesse estudo foram a Pesquisa narrativa, que auxiliou na composição da história de formação docente das professoras alfabetizadoras; e, ainda, as conversas, que possibilitam transitar por outros caminhos investigativos. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Freire (2019a), (2019b), (2019c), Santos (2010), Smolka (2001), Mortatti (2000b), Ferreiro (2011), Certeau (2014) entre outros que partilham suas palavras para transformar o mundo. O fio condutor dessa pesquisa foi o diálogo. Foram as palavras que deram os direcionamentos para as discussões acerca do processo de formação docente, práticas pedagógicas, processo discursivo, currículo e cotidiano escolar. Pronúncias do mundo que marcaram os desafios para o alfabetizar e alfabetizar-se na palavramundo.
id UFF-2_66d2ed037708d27d15b13e97811425ed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27648
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docenteAlfabetizaçãoProcesso discursivoNarrativasPráticas PedagógicasCotidiano EscolarEnsinoLiteracyDiscursive processNarrativesPedagogical PracticesEveryday SchoolEsta pesquisa surge com o objetivo de pensar a formação docente, com ênfase na alfabetização da palavramundo dos sujeitos da educação, sendo tecida pela conversação da pesquisadora com sua a própria formação acontecendo na prática. Para isso, foi preciso desprender-se de heranças bancárias e mergulhar no processo discursivo que se fundamenta na interação e no reconhecimento do outro como indispensável para o ensinoaprendizagem da leitura e escrita. As metodologias empregadas nesse estudo foram a Pesquisa narrativa, que auxiliou na composição da história de formação docente das professoras alfabetizadoras; e, ainda, as conversas, que possibilitam transitar por outros caminhos investigativos. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Freire (2019a), (2019b), (2019c), Santos (2010), Smolka (2001), Mortatti (2000b), Ferreiro (2011), Certeau (2014) entre outros que partilham suas palavras para transformar o mundo. O fio condutor dessa pesquisa foi o diálogo. Foram as palavras que deram os direcionamentos para as discussões acerca do processo de formação docente, práticas pedagógicas, processo discursivo, currículo e cotidiano escolar. Pronúncias do mundo que marcaram os desafios para o alfabetizar e alfabetizar-se na palavramundo.This research emerges with the objective of thinking about teacher education, with emphasis on the literacy of the word world of the subjects of education, being woven by the conversation of the researcher with her own training happening in practice. For this, it was necessary to detach ourselves from bank inheritances and immerse ourselves in the discursive process that is based on the interaction and recognition of the other as indispensable for teaching reading and writing learning. The methodologies used in this study were narrative research, which assisted in the composition of the history of teacher education of literacy teachers; and, also, conversations, which make it possible to move through other investigative paths. The theoretical foundation included the contributions of Freire (2019a), (2019b), (2019c), Santos (2010), Smolka (2001), Mortatti (2000b), Ferreiro (2011), Certeau (2014) among others who share their words to transform the world. The guiding thread of this research was dialogue. It was the words that gave the directions to the discussions about the teaching education process, pedagogical practices, discursive process, curriculum and school life. Pronunciations of the world that marked the challenges for literacy and literacy in the word world.96 f.Souza, Cristiana Callai deLacerda, Mitsi Pinheiro deAraújo, Mairce da SilvaBonomo, Lorena Lopes PereiraRezende, Thuany Silva2023-01-20T13:57:47Z2023-01-20T13:57:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27648CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-20T13:57:50Zoai:app.uff.br:1/27648Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:55.478673Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
title Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
spellingShingle Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
Rezende, Thuany Silva
Alfabetização
Processo discursivo
Narrativas
Práticas Pedagógicas
Cotidiano Escolar
Ensino
Literacy
Discursive process
Narratives
Pedagogical Practices
Everyday School
title_short Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
title_full Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
title_fullStr Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
title_full_unstemmed Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
title_sort Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
author Rezende, Thuany Silva
author_facet Rezende, Thuany Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cristiana Callai de
Lacerda, Mitsi Pinheiro de
Araújo, Mairce da Silva
Bonomo, Lorena Lopes Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Thuany Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Processo discursivo
Narrativas
Práticas Pedagógicas
Cotidiano Escolar
Ensino
Literacy
Discursive process
Narratives
Pedagogical Practices
Everyday School
topic Alfabetização
Processo discursivo
Narrativas
Práticas Pedagógicas
Cotidiano Escolar
Ensino
Literacy
Discursive process
Narratives
Pedagogical Practices
Everyday School
description Esta pesquisa surge com o objetivo de pensar a formação docente, com ênfase na alfabetização da palavramundo dos sujeitos da educação, sendo tecida pela conversação da pesquisadora com sua a própria formação acontecendo na prática. Para isso, foi preciso desprender-se de heranças bancárias e mergulhar no processo discursivo que se fundamenta na interação e no reconhecimento do outro como indispensável para o ensinoaprendizagem da leitura e escrita. As metodologias empregadas nesse estudo foram a Pesquisa narrativa, que auxiliou na composição da história de formação docente das professoras alfabetizadoras; e, ainda, as conversas, que possibilitam transitar por outros caminhos investigativos. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Freire (2019a), (2019b), (2019c), Santos (2010), Smolka (2001), Mortatti (2000b), Ferreiro (2011), Certeau (2014) entre outros que partilham suas palavras para transformar o mundo. O fio condutor dessa pesquisa foi o diálogo. Foram as palavras que deram os direcionamentos para as discussões acerca do processo de formação docente, práticas pedagógicas, processo discursivo, currículo e cotidiano escolar. Pronúncias do mundo que marcaram os desafios para o alfabetizar e alfabetizar-se na palavramundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-20T13:57:47Z
2023-01-20T13:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27648
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823692154404864