Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Marques dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16531
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_debca58a485cbc6e5d51b40847de4ba2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a reputação corporativa e a employer attractivenessmarca do empregadoratractividade do empregadorreputação corporativagestão de recursos humanosmarketingemployer brandingemployer brandingemployer attractivenesscorporate reputationhuman resources managementMestrado em MarketingA composição da força de trabalho está a mudar significativamente. Assim sendo, as empresas têm como primeiro desafio procurar estratégias suficientemente atractivas para captar a atenção dos potenciais candidatos, sejam eles activos ou passivos. Encontrar práticas para reter os novos trabalhadores é um segundo desafio percepcionado pelas organizações. É essencial promover tanto dentro como fora da organização, uma visão clara do que a empresa faz, como se diferencia de modo a ser um "óptimo lugar para trabalhar". A coerência da mensagem transmitida é fundamental para atrair candidatos. Este estudo teve como objectivos investigar: 1) A relação entre a reputação corporativa e o employer attractiveness; 2) A relação entre a estratégia comercial e o employer attractiveness no âmbito da organização El Corte Inglés. Para tal, foi levado a cabo um estudo quantitativamente com recurso a um questionário online, tendo sido recolhidas 102 respostas válidas. Os resultados revelam a existência de uma associação positiva entre estas variáveis.The composition of the workforce is changing significantly. Therefore, companies have, as their first challenge, to look for strategies that are attractive enough to capture the attention of potential candidates, whether active or passive. Finding practices to retain new employees is a second challenge acknowledged by organizations. It is essential to promote, both inside and outside the organization, a clear vision of what the company does and how it differentiates itself to be a "great place to work." The consistency of the conveyed message is key for attracting candidates. This study aims to analyse the following: 1) The relation between the corporate reputation and the employer attractiveness; 2) The relation between the commercial strategy and the employer attractiveness in the organizational framework of El Corte Inglés. For this purpose, a quantitative study was made to 102 participants, using an online questionnaire. The results suggest that there is a positive relation between these variables.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaSantos, Joana Marques dos2018-12-19T10:50:33Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16531porSantos, Joana Marques dos (2018). "Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:55.348619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
title Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
spellingShingle Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
Santos, Joana Marques dos
marca do empregador
atractividade do empregador
reputação corporativa
gestão de recursos humanos
marketing
employer branding
employer branding
employer attractiveness
corporate reputation
human resources management
title_short Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
title_full Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
title_fullStr Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
title_full_unstemmed Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
title_sort Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
author Santos, Joana Marques dos
author_facet Santos, Joana Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv marca do empregador
atractividade do empregador
reputação corporativa
gestão de recursos humanos
marketing
employer branding
employer branding
employer attractiveness
corporate reputation
human resources management
topic marca do empregador
atractividade do empregador
reputação corporativa
gestão de recursos humanos
marketing
employer branding
employer branding
employer attractiveness
corporate reputation
human resources management
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19T10:50:33Z
2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16531
url http://hdl.handle.net/10400.5/16531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Joana Marques dos (2018). "Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131108689838080