Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16531 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_debca58a485cbc6e5d51b40847de4ba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractivenessmarca do empregadoratractividade do empregadorreputação corporativagestão de recursos humanosmarketingemployer brandingemployer brandingemployer attractivenesscorporate reputationhuman resources managementMestrado em MarketingA composição da força de trabalho está a mudar significativamente. Assim sendo, as empresas têm como primeiro desafio procurar estratégias suficientemente atractivas para captar a atenção dos potenciais candidatos, sejam eles activos ou passivos. Encontrar práticas para reter os novos trabalhadores é um segundo desafio percepcionado pelas organizações. É essencial promover tanto dentro como fora da organização, uma visão clara do que a empresa faz, como se diferencia de modo a ser um "óptimo lugar para trabalhar". A coerência da mensagem transmitida é fundamental para atrair candidatos. Este estudo teve como objectivos investigar: 1) A relação entre a reputação corporativa e o employer attractiveness; 2) A relação entre a estratégia comercial e o employer attractiveness no âmbito da organização El Corte Inglés. Para tal, foi levado a cabo um estudo quantitativamente com recurso a um questionário online, tendo sido recolhidas 102 respostas válidas. Os resultados revelam a existência de uma associação positiva entre estas variáveis.The composition of the workforce is changing significantly. Therefore, companies have, as their first challenge, to look for strategies that are attractive enough to capture the attention of potential candidates, whether active or passive. Finding practices to retain new employees is a second challenge acknowledged by organizations. It is essential to promote, both inside and outside the organization, a clear vision of what the company does and how it differentiates itself to be a "great place to work." The consistency of the conveyed message is key for attracting candidates. This study aims to analyse the following: 1) The relation between the corporate reputation and the employer attractiveness; 2) The relation between the commercial strategy and the employer attractiveness in the organizational framework of El Corte Inglés. For this purpose, a quantitative study was made to 102 participants, using an online questionnaire. The results suggest that there is a positive relation between these variables.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaSantos, Joana Marques dos2018-12-19T10:50:33Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16531porSantos, Joana Marques dos (2018). "Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:55.348619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
title |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
spellingShingle |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness Santos, Joana Marques dos marca do empregador atractividade do empregador reputação corporativa gestão de recursos humanos marketing employer branding employer branding employer attractiveness corporate reputation human resources management |
title_short |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
title_full |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
title_fullStr |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
title_full_unstemmed |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
title_sort |
Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness |
author |
Santos, Joana Marques dos |
author_facet |
Santos, Joana Marques dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Miranda de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana Marques dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marca do empregador atractividade do empregador reputação corporativa gestão de recursos humanos marketing employer branding employer branding employer attractiveness corporate reputation human resources management |
topic |
marca do empregador atractividade do empregador reputação corporativa gestão de recursos humanos marketing employer branding employer branding employer attractiveness corporate reputation human resources management |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19T10:50:33Z 2018-10 2018-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16531 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Joana Marques dos (2018). "Relação entre a reputação corporativa e a employer attractiveness". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131108689838080 |