Fatores que influenciam a descontinuação de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lara Bernardo dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29609
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling Fatores que influenciam a descontinuação de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguasGamificaçãoAplicações de Aprendizagem de LínguasDescontinuaçãoGamificationLanguage Learning ApplicationsDiscontinuationMestrado Bolonha em MarketingNos últimos anos, com maior incidência durante a pandemia por COVID-19, verificou-se um crescimento exponencial do número de utilizadores de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguas. Verifica-se uma especial atenção aos fatores que incentivam a adoção dessas aplicações, mas não se tem atribuído a mesma importância à retenção desses utilizadores. Assim, a presente dissertação tem como intuito identificar quais os fatores que influenciam a descontinuação do seu uso. O presente estudo segue uma abordagem inicial qualitativa exploratória, com recurso a entrevistas semi-estruturadas a 15 ex-utilizadores de aplicações de aprendizagem de línguas gamificadas, seguindo-se uma abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário a 245 indivíduos. Os dados do inquérito foram analisados usando o Modelo de Equações Estruturais através de PLS-SEM. A partir do estudo qualitativo foram identificados diversos fatores, tendo sido os mais predominantes a falta de utilidade da aplicação e a falta de variedade de lições. O estudo quantitativo expande o nosso conhecimento testando os fatores que emergiram do estudo qualitativo e da revisão de literatura demonstrando que aqueles que contribuem para a descontinuação do uso de aplicações de aprendizagem de línguas são a falta de perceção de utilidade da aplicação e a falta de desafio e exigência das lições propostas. Este estudo proporcionou não só um nível de conhecimento teórico que não existia na literatura académica como oferece informações valiosas para empresas de desenvolvimento de aplicações de aprendizagem de línguas, possibilitando melhorias na experiência do utilizador, na retenção e na reputação da aplicação. Os próprios utilizadores podem aplicar as conclusões deste estudo na tomada de decisões mais informadas sobre quais as aplicações de aprendizagem de línguas usar e como otimizar as suas próprias experiências de aprendizagem.In recent years, with greater incidence during the COVID-19 pandemic, there has been an exponential increase in the number of mobile applications for language learning users. While significant attention has been dedicated to the factors that encourage the adoption of these applications, the same level of importance has not been placed on user retention. Therefore, the present dissertation aims to identify the factors influencing the discontinuation of their use. This study follows an initial qualitative exploratory approach, using semi-structured interviews with 15 former users of gamified language learning applications, followed by a quantitative approach through a questionnaire survey involving 245 individuals. The survey data were analyzed using Structural Equation Modeling through PLS-SEM. From the qualitative study, we found several factors, with the most common ones being that people don't find the app useful and the lessons are not varied enough. The quantitative study expanded our knowledge by testing the factors that came up in the qualitative study and in the literature review. It showed that the main reasons why people stop using language learning apps are because they don't see the app as useful and the lessons aren't challenging or demanding enough. This study not only provided a level of theoretical knowledge previously absent in academic literature but also offers valuable insights for companies involved in developing language learning applications. These insights can lead to improvements in user experience, user retention, and application reputation. Users themselves can apply the conclusions of this study for making more informed decisions about which language learning applications to use and how to optimize their own learning experiences.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaSantos, Lara Bernardo dos2023-102023-10-01T00:00:00Z2025-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29609porSantos, Lara Bernardo dos (2023). “Fatores que influenciam a descontinuação de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:42.289015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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