Da importância da comunicação à análise dos seus eixos: auditoria da comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felisbela Maria Lopes Pereira Monteiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12272
Resumo: Este trabalho centra-se na temática da Comunicação Interna (CI) nas Organizações, e tem como objectivo geral a compreensão do funcionamento dos processos de CI numa organização do sector serviço postal, e em particular, apurar o contributo dos eixos da CI para as finalidades de Missão e Visão com as quais a organização em análise se encontra vinculada. O conjunto de reflexões teóricas, em torno das quais se fundamentou este trabalho permitiu concluir que a CI acompanha o desenvolvimento das organizações, sendo impossível dissociar a CI do seu processo de desenho estratégico. De forma a enraizar o sentido reflexivo deste trabalho, de acordo com um critério de ordem cronológica, foram analisados as principais Teorias de funcionamento Organizacional e analisados os contributos da CI no quadro dos mesmos. Semelhante gesto foi efectuado, agora, no quadro da análise das principais Teorias de pensamento sobre a Comunicação. Apurou-se que o actual estatuto estratégico da CI para as organizações é o culminar de um processo evolutivo que teve uma orientação de sentido operacional para estratégico. Verificou-se que a CI é parte integrante do composto da Comunicação Organizacional, sendo que, para obter uma maior competitividade, as organizações devem estruturar a sua comunicação de forma totalmente integrada com todas as áreas da comunicação. Através dos quatro eixos da CI a Organização estrutura a sua CI no sentido de esta permitir a possibilidade de coesão, de circulação eficiente, de uma possibilidade de confronto e de meios de compreensão. Assim, através do desenvolvimento pleno dos quatro eixos, as organizações podem possuir um diferencial competitivo relevante, nomeadamente, quando estas estão inseridas em mercados dinâmicos e complexos. A metodologia de investigação aplicada neste trabalho desenhou-se no justo cumprimento dos passos de Auditoria à Comunicação Interna previstos por IV Henriet e Boneu (1990), enquanto ferramenta privilegiada para observar a realidade da CI na Organização em referência. Decorrente deste processo de auditoria à CI da Empresa CTT, concluímos que a CI é globalmente bem planeada de acordo com os objectivos estratégicos da Empresa. Usa uma diversidade de instrumentos de comunicação para chegar a todos os colaboradores e assim accionar os quatro eixos da comunicação. Verificamos ainda que os colaboradores estão globalmente satisfeitos com a informação que a Empresa lhes disponibiliza. No entanto foram detectadas áreas de intervenção a melhorar, nomeadamente a identificação da missão da CI, a informação chegar aos colaboradores de forma directa, a identificação dos públicos-alvo da CI, melhoramento dos mecanismos de escuta e direccionar a possibilidade de participar de acordo com determinado público alvo.
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