Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Nuno Constantino Cardoso
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/574
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_c31a2bf206154ab4ec1114c4c42f0e6e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalhoGestão de empresasGestão da qualidadeCultura organizacionalComunicaçãoDissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade AbertaResumo - A comunicação constitui um meio de excelência para que as organizações conheçam e satisfaçam as expectativas dos seus clientes internos e externos. Só através do conhecimento das reais expectativas destes públicos é possível desenvolver processos participativos de melhoria continua com vista à qualidade total. Nesta dissertação procura-se facultar uma compreensão integrada do conceito de qualidade. Desde a sua definição, passando pelas várias fases da evolução da gestão da qualidade ao longo dos tempos, fazendo uma incursão pelos sistemas de normalização e terminando na gestão da qualidade total, pretende-se facultar conceitos e orientações sobre a forma como as organizações buscam a melhoria contínua e caminham na senda da excelência operacional. Numa fase posterior sistematiza-se o conceito de comunicação organizacional numa perspectiva metodológica e associada às diferentes teorias das organizações. A comunicação interna assume um papel fulcral na boa gestão das organizações, não só através do seu contributo para a afirmação da cultura organizacional e veículo de gestão estratégica, como também como ferramenta de gestão que promove a partilha de informação, envolvimento e implicação de equipas e, por fim, na motivação dos colaboradores. Posteriormente procura-se, através da descrição de um caso prático, demonstrar como a comunicação interna pode assumir um papel fundamental na implementação de processos de melhoria operacional e na implicação dos colaboradores nos objectivos estratégicos das organizaçõesAbstract - Communication is a means of excellence to allow organizations to meet internal and external customer expectations. Only with the knowledge of the real expectactions of these stakeholders it is possible to develop participative processes for continuous improvement aiming at total quality. The purpose of this dissertation is to enhance an integrated understanding of the concept of quality. From its definition, through the different stages of evolution of quality management, refering the standardization systems and reaching total quality management, it is intended to provide concepts and orientations concerning the way organizations aim at reaching continuous improvement and move in the direction of operational excellence. In a second stage the concept of organizational communication in a methodological perspective associated to different organizaton theories is systematized. Internal communication has a main role in good management of organizations, not only through its contribution to the implementation of organizational culture and as a vehicle to strategic management, but also as a management tool which enhances information sharing and the involvement and implication of teams and, last but no least, the motivation of staff. Finally, it is intended through the presentation of a case study, to show that internal communication may achieve a fundamental role in the implementation of operationl process improvement and in the involvement of staff in the strategic objectives of the organizationCastro, Isabel MotaRepositório AbertoFilipe, Nuno Constantino Cardoso2009-01-26T16:19:20Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2500662 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:56.036982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
title Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
spellingShingle Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
Filipe, Nuno Constantino Cardoso
Gestão de empresas
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Comunicação
title_short Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
title_full Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
title_fullStr Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
title_full_unstemmed Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
title_sort Comunicação interna : vector estratégico para a qualidade : um ensaio sobre uma empresa do sector do retalho
author Filipe, Nuno Constantino Cardoso
author_facet Filipe, Nuno Constantino Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Isabel Mota
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Nuno Constantino Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Comunicação
topic Gestão de empresas
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Comunicação
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/574
url http://hdl.handle.net/10400.2/574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2500662 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134995861733376