Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dina Marina Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4915
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre pela Universidade da Madeira. Este tem como propósito evidenciar, descrever e refletir o percurso desenvolvido ao longo das três Práticas Pedagógicas. Neste sentido, quanto à sua estruturação o mesmo encontra-se dividido em duas grandes partes que se complementam, a primeira reúne uma panóplia de pressupostos teóricos que serviram como alicerce de toda a prática desenvolvida e a segunda elucida os vários contextos educativos e as atividades realizadas de acordo com a teoria aprendida. No que concerne às intervenções, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, mais concretamente na sala dos Super Amigos e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas do 2.º e 3.ºB. Importa frisar que a metodologia de Investigação-Ação foi a base de todo o meu percurso, visto que o docente tem a necessidade e a capacidade de analisar, refletir e investigar acerca da sua prática com os alunos. Tendo por base esta metodologia e tendo em consideração os interesses e as necessidades das crianças e dos alunos, na Educação Pré-Escolar, achou-se pertinente elaborar a seguinte questão problema: De que forma o grupo de crianças da sala dos Super Amigos pode desenvolver relações interpessoais e atitudes de partilha?. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico o projeto desenvolveu-se em torno da questão: De que forma os materiais manipuláveis/didáticos são cruciais para a aprendizagem dos alunos do 3.º B? De modo a facultar respostas às questões orientadoras desenvolveu-se uma multiplicidade de estratégias e atividades com intuito de proporcionar a todos os alunos uma educação holística.
id RCAP_ded69efb9a05b6a67bb0c7733471db27
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaEscolaEducaçãoCriançasInvestigação-açãoPedagogical practiceSchoolEducationKidsResearch-actionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre pela Universidade da Madeira. Este tem como propósito evidenciar, descrever e refletir o percurso desenvolvido ao longo das três Práticas Pedagógicas. Neste sentido, quanto à sua estruturação o mesmo encontra-se dividido em duas grandes partes que se complementam, a primeira reúne uma panóplia de pressupostos teóricos que serviram como alicerce de toda a prática desenvolvida e a segunda elucida os vários contextos educativos e as atividades realizadas de acordo com a teoria aprendida. No que concerne às intervenções, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, mais concretamente na sala dos Super Amigos e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas do 2.º e 3.ºB. Importa frisar que a metodologia de Investigação-Ação foi a base de todo o meu percurso, visto que o docente tem a necessidade e a capacidade de analisar, refletir e investigar acerca da sua prática com os alunos. Tendo por base esta metodologia e tendo em consideração os interesses e as necessidades das crianças e dos alunos, na Educação Pré-Escolar, achou-se pertinente elaborar a seguinte questão problema: De que forma o grupo de crianças da sala dos Super Amigos pode desenvolver relações interpessoais e atitudes de partilha?. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico o projeto desenvolveu-se em torno da questão: De que forma os materiais manipuláveis/didáticos são cruciais para a aprendizagem dos alunos do 3.º B? De modo a facultar respostas às questões orientadoras desenvolveu-se uma multiplicidade de estratégias e atividades com intuito de proporcionar a todos os alunos uma educação holística.The following report has been developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Primary Education in order to achieve a master's degree in the University of Madeira. Throughout this research paper it will be in focus the three Pedagogical Practices. The subject matter is divided in two parts that complement each other. Primarily it brings together a range of theoretical assumptions that serves as the foundation of all the practice developed. Following this, it elucidates the various educational contexts and activities carried out according to the theory learned. The interventions, took place not only in the 1st Cycle Basic School with Achada Pre-School in the room Super Amigos but also in the 1st Cycle Basic School with Ladeira Pre-School with 2nd and 3rd B classes. It is important to emphasize that the Research Action methodology was the basis through the experience, since the teacher has the need and the ability to analyse, reflect and investigate their practice with the students. Having this methodology in vision and in mind the interests and needs of the children and students in primary school, it became relevant to raise the following question/problem: In which way can the children in the room of Super Amigos develop interpersonal relationships and sharing behaviour? In the 1st Cycle of Basic Education, the project was developed around the question: How come the manipulative/didactic materials became crucial for the learning of 3rd B students? To provide answers to the guiding questions, a multiplicity of strategies and activities were developed in order to provide all students with a holistic education.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaSantos, Dina Marina Sousa2023-01-13T11:29:09Z2022-11-152022-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4915TID:203159241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-15T03:31:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:43.310791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Dina Marina Sousa
Prática pedagógica
Escola
Educação
Crianças
Investigação-ação
Pedagogical practice
School
Education
Kids
Research-action
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Dina Marina Sousa
author_facet Santos, Dina Marina Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camacho, Maria José de Jesus
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dina Marina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Escola
Educação
Crianças
Investigação-ação
Pedagogical practice
School
Education
Kids
Research-action
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Escola
Educação
Crianças
Investigação-ação
Pedagogical practice
School
Education
Kids
Research-action
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre pela Universidade da Madeira. Este tem como propósito evidenciar, descrever e refletir o percurso desenvolvido ao longo das três Práticas Pedagógicas. Neste sentido, quanto à sua estruturação o mesmo encontra-se dividido em duas grandes partes que se complementam, a primeira reúne uma panóplia de pressupostos teóricos que serviram como alicerce de toda a prática desenvolvida e a segunda elucida os vários contextos educativos e as atividades realizadas de acordo com a teoria aprendida. No que concerne às intervenções, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, mais concretamente na sala dos Super Amigos e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas do 2.º e 3.ºB. Importa frisar que a metodologia de Investigação-Ação foi a base de todo o meu percurso, visto que o docente tem a necessidade e a capacidade de analisar, refletir e investigar acerca da sua prática com os alunos. Tendo por base esta metodologia e tendo em consideração os interesses e as necessidades das crianças e dos alunos, na Educação Pré-Escolar, achou-se pertinente elaborar a seguinte questão problema: De que forma o grupo de crianças da sala dos Super Amigos pode desenvolver relações interpessoais e atitudes de partilha?. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico o projeto desenvolveu-se em torno da questão: De que forma os materiais manipuláveis/didáticos são cruciais para a aprendizagem dos alunos do 3.º B? De modo a facultar respostas às questões orientadoras desenvolveu-se uma multiplicidade de estratégias e atividades com intuito de proporcionar a todos os alunos uma educação holística.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
2022-11-15T00:00:00Z
2023-01-13T11:29:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4915
TID:203159241
url http://hdl.handle.net/10400.13/4915
identifier_str_mv TID:203159241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130772482818048