Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5089 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_7e56ef90dec8bc1631818d4acb84b278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoReflexãoPreschool EducationPrimary SchoolPedagogical practiceAction researchReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem.This internship report aims primarily at sharing and reflecting on the experiences and knowledge acquired during the three pedagogical practices developed to obtain the master's degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The report, is structured into two parts. The theoretical and methodological. These frameworks support all the action developed and the pedagogical intervention that highlights the contexts and activities carried out in Pre-School Education and Primary School Teaching, more precisely with the Bears Room group in the Funchal Maternal Aid and with the 1stA and 3rdB class in the Santo Amaro Pre-School and Nursery School. Considering the importance of teachers assuming an investigative attitude that analyzes, discusses and reflects on their educational practice in order to organize it, making the teaching-learning process contextualized and meaningful for students, a Research-Action project was developed in each pedagogical practice, with the aim of solving the problems identified. A set of strategies and activities was defined and implemented around the guiding questions: "How to promote the personal and social development of children in the Bear Room?", "How to create environments conducive to motivation, concentration and attention of students in the teaching and learning process?" and "How to promote the writing skills of 3rdB students? Thus, this report explains all the reflections, learning, experiences and knowledge acquired during the initial training for teaching, taking into account the importance of the active role of children and students in the teaching and learning process.Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaDigitUMaSilva, Soraia Raquel Araújo2023-03-07T09:40:55Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5089TID:203240189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-12T05:24:15Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:57.363270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Silva, Soraia Raquel Araújo Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Preschool Education Primary School Pedagogical practice Action research Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Soraia Raquel Araújo |
author_facet |
Silva, Soraia Raquel Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Soraia Raquel Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Preschool Education Primary School Pedagogical practice Action research Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Preschool Education Primary School Pedagogical practice Action research Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-07T09:40:55Z 2023-02-24 2023-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5089 TID:203240189 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5089 |
identifier_str_mv |
TID:203240189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131314695176192 |