Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Soraia Raquel Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5089
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_7e56ef90dec8bc1631818d4acb84b278
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoReflexãoPreschool EducationPrimary SchoolPedagogical practiceAction researchReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem.This internship report aims primarily at sharing and reflecting on the experiences and knowledge acquired during the three pedagogical practices developed to obtain the master's degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The report, is structured into two parts. The theoretical and methodological. These frameworks support all the action developed and the pedagogical intervention that highlights the contexts and activities carried out in Pre-School Education and Primary School Teaching, more precisely with the Bears Room group in the Funchal Maternal Aid and with the 1stA and 3rdB class in the Santo Amaro Pre-School and Nursery School. Considering the importance of teachers assuming an investigative attitude that analyzes, discusses and reflects on their educational practice in order to organize it, making the teaching-learning process contextualized and meaningful for students, a Research-Action project was developed in each pedagogical practice, with the aim of solving the problems identified. A set of strategies and activities was defined and implemented around the guiding questions: "How to promote the personal and social development of children in the Bear Room?", "How to create environments conducive to motivation, concentration and attention of students in the teaching and learning process?" and "How to promote the writing skills of 3rdB students? Thus, this report explains all the reflections, learning, experiences and knowledge acquired during the initial training for teaching, taking into account the importance of the active role of children and students in the teaching and learning process.Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaDigitUMaSilva, Soraia Raquel Araújo2023-03-07T09:40:55Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5089TID:203240189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-12T05:24:15Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:57.363270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Soraia Raquel Araújo
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão
Preschool Education
Primary School
Pedagogical practice
Action research
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Soraia Raquel Araújo
author_facet Silva, Soraia Raquel Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Soraia Raquel Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão
Preschool Education
Primary School
Pedagogical practice
Action research
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão
Preschool Education
Primary School
Pedagogical practice
Action research
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio tem como objetivo primordial a partilha e a reflexão alusiva às experiências e aos conhecimentos adquiridos no decorrer das três práticas pedagógicas desenvolvidas para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se estruturado em duas partes, o enquadramento teórico e metodológico que suporta toda a ação desenvolvida e a intervenção pedagógica que evidencia os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala dos Ursos no Auxílio Maternal do Funchal e com a turma do 1ºA e do 3ºB na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa com o objetivo de organizá-la tornando o processo de ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em cada prática pedagógica, um projeto de Investigação-Ação, com o intuito de colmatar as problemáticas identificadas. Definiu-se e implementou-se, assim, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças na Sala dos Ursos?”, “Como criar ambientes propícios à motivação, concentração e atenção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem?” e “ Como promover as competências de escrita dos alunos do 3ºB?”. Assim, este relatório explana todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07T09:40:55Z
2023-02-24
2023-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5089
TID:203240189
url http://hdl.handle.net/10400.13/5089
identifier_str_mv TID:203240189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131314695176192