O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroco, Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pato, Maria Lúcia, Meneses, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7872
Resumo: As novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo.
id RCAP_dedc76d4a97da2b1f6a9afa6d251408e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do DãoThe role of new technologies in attracting customers: the case of the members of the Dão Wine RouteNovas TecnologiasEnoturismoRota dos Vinhos do DãoAderentesAs novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroco, CristinaPato, Maria LúciaMeneses, Juliana2023-07-19T10:14:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7872porBarroco, Cristina; Pato, Maria Lúcia; Meneses, Juliana.  Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação; Lousada Ediç. E54, (Nov 2022): 467-479.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-22T02:30:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:21.827344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
The role of new technologies in attracting customers: the case of the members of the Dão Wine Route
title O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
spellingShingle O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
Barroco, Cristina
Novas Tecnologias
Enoturismo
Rota dos Vinhos do Dão
Aderentes
title_short O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
title_full O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
title_fullStr O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
title_full_unstemmed O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
title_sort O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
author Barroco, Cristina
author_facet Barroco, Cristina
Pato, Maria Lúcia
Meneses, Juliana
author_role author
author2 Pato, Maria Lúcia
Meneses, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroco, Cristina
Pato, Maria Lúcia
Meneses, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Novas Tecnologias
Enoturismo
Rota dos Vinhos do Dão
Aderentes
topic Novas Tecnologias
Enoturismo
Rota dos Vinhos do Dão
Aderentes
description As novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-19T10:14:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7872
url http://hdl.handle.net/10400.19/7872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barroco, Cristina; Pato, Maria Lúcia; Meneses, Juliana.  Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação; Lousada Ediç. E54, (Nov 2022): 467-479.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133142328541184