Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Festas, Maria, Taveira, Maria do Céu, Galvão, Diana, Janeiro, Isabel Nunes, CONBOY, JOSEPH, Carvalho, Carolina, Caldeira, Suzana, Melo, Madalena, Pereira, Tiago, Almeida, Ana, Bahia, Sara, Nogueira, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10750
Resumo: Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga.
id RCAP_defc5d7faa034032793347f12b812348
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de ProfessoresEnvolvimento dos alunos na escolaDesempenho académicoFormação de professoresEste artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga.O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada importância na formação de professores.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesFestas, MariaTaveira, Maria do CéuGalvão, DianaJaneiro, Isabel NunesCONBOY, JOSEPHCarvalho, CarolinaCaldeira, SuzanaMelo, MadalenaPereira, TiagoAlmeida, AnaBahia, SaraNogueira, João2014-03-19T12:07:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10750porVeiga, F. H., Festas, I., Taveira, C., Galvão, D., Janeiro, I., Conboy, J., Carvalho, C., Caldeira, S., Melo, M., Pereira, T., Almeida, A., Bahía, S., & Nogueira, J. (2013). Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46-2, 31-47.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:14:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:14:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
title Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
spellingShingle Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
Veiga, Feliciano Henriques
Envolvimento dos alunos na escola
Desempenho académico
Formação de professores
title_short Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
title_full Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
title_fullStr Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
title_full_unstemmed Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
title_sort Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
Festas, Maria
Taveira, Maria do Céu
Galvão, Diana
Janeiro, Isabel Nunes
CONBOY, JOSEPH
Carvalho, Carolina
Caldeira, Suzana
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Almeida, Ana
Bahia, Sara
Nogueira, João
author_role author
author2 Festas, Maria
Taveira, Maria do Céu
Galvão, Diana
Janeiro, Isabel Nunes
CONBOY, JOSEPH
Carvalho, Carolina
Caldeira, Suzana
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Almeida, Ana
Bahia, Sara
Nogueira, João
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
Festas, Maria
Taveira, Maria do Céu
Galvão, Diana
Janeiro, Isabel Nunes
CONBOY, JOSEPH
Carvalho, Carolina
Caldeira, Suzana
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Almeida, Ana
Bahia, Sara
Nogueira, João
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola
Desempenho académico
Formação de professores
topic Envolvimento dos alunos na escola
Desempenho académico
Formação de professores
description Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-03-19T12:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10750
url http://hdl.handle.net/10451/10750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. H., Festas, I., Taveira, C., Galvão, D., Janeiro, I., Conboy, J., Carvalho, C., Caldeira, S., Melo, M., Pereira, T., Almeida, A., Bahía, S., & Nogueira, J. (2013). Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46-2, 31-47.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548806282018816