Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27482
Resumo: Este E-book tem por título “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance”. Reúne um conjunto de investigações apresentadas no “II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016. Os artigos recolhidos incluem também produtos de conferencistas e de investigações realizadas na continuidade do “Projeto Envolvimento dos Alunos na Escola” — PTDC/CPE-CED/114362/2009, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) — e atendem a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para os benefícios do envolvimento dos alunos na escola. Os artigos apresentados, escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, deixam um importante legado que amplia o património da Psicologia e da Educação. Para além dos estudos de aprofundamento incluídos neste E-book, encontra-se disponível, também no site do IEUL, o Livro de Atas do IICIEAE2016.
id RCAP_172cd008f22ea620bfcd46fbb40b6856
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académicoStudents' engagement in school: perspectives of psychology and education - motivation for academic performanceEnvolvimento dos alunos na escolaMotivaçãoDesempenho escolarEste E-book tem por título “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance”. Reúne um conjunto de investigações apresentadas no “II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016. Os artigos recolhidos incluem também produtos de conferencistas e de investigações realizadas na continuidade do “Projeto Envolvimento dos Alunos na Escola” — PTDC/CPE-CED/114362/2009, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) — e atendem a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para os benefícios do envolvimento dos alunos na escola. Os artigos apresentados, escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, deixam um importante legado que amplia o património da Psicologia e da Educação. Para além dos estudos de aprofundamento incluídos neste E-book, encontra-se disponível, também no site do IEUL, o Livro de Atas do IICIEAE2016.This E-Book is entitled “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance”. It gathers a set of research presented at the “II International Congress Students Engagement in School” (IICIEAE2016), that took place at the Instituto de Educação of the Universidade de Lisboa (IEUL), on July 11th, 12th and 13th, 2016. The articles collected also include products from lecturers and research carried out in the framework of the "School Engagement Project" - PTDC / CPE-CED / 114362/2009, funded by the Foundation for Science and Technology Portugal (FCT) — and meet to a variety of approaches that, having as reference diverse international and national contexts, seek to reflect on a set of issues that remit to the benefits of student’s engagement in school. The presented articles, written in Portuguese, English and Spanish, leave an important legacy that extends the heritage of Psychology and Education. In addition to the in-depth studies included in this E-book, the IICIEAE2016 Book of Minutes is also available on the IEUL website.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano Henriques2017-04-19T08:09:25Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/27482porVeiga, F. (Coord.). (2016). Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education motivation for academic performance. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.978-989-8753-34-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:53.961216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
Students' engagement in school: perspectives of psychology and education - motivation for academic performance
title Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
Veiga, Feliciano Henriques
Envolvimento dos alunos na escola
Motivação
Desempenho escolar
title_short Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
title_full Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
title_sort Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola
Motivação
Desempenho escolar
topic Envolvimento dos alunos na escola
Motivação
Desempenho escolar
description Este E-book tem por título “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance”. Reúne um conjunto de investigações apresentadas no “II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016. Os artigos recolhidos incluem também produtos de conferencistas e de investigações realizadas na continuidade do “Projeto Envolvimento dos Alunos na Escola” — PTDC/CPE-CED/114362/2009, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) — e atendem a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para os benefícios do envolvimento dos alunos na escola. Os artigos apresentados, escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, deixam um importante legado que amplia o património da Psicologia e da Educação. Para além dos estudos de aprofundamento incluídos neste E-book, encontra-se disponível, também no site do IEUL, o Livro de Atas do IICIEAE2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-04-19T08:09:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27482
url http://hdl.handle.net/10451/27482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. (Coord.). (2016). Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education motivation for academic performance. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
978-989-8753-34-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134359266000896