Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4249 |
Resumo: | Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal | Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar. Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto. Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural. |
id |
RCAP_df246712c1fc3035a7defffa63d05e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4249 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversosMus-e methodology and students engagement at schools in diverse social-cultural contextsActividades artístico-pedagógicas MUS-EEnvolvimento dos/as estudantesComportamento e participação dos/as estudantesSucesso EscolarBem-estarCom a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal | Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar. Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto. Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural.2012-01-26T12:43:06Z2012-01-262011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4249http://hdl.handle.net/10174/4249porPereira, T. & Melo, M. (2011). A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos. In M. E. Chaleta, N. R. Santos & M. L. Grácio (coords.), II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade. Évora: Universidade de Évora (edição em CD; ISBN: 978-989-8339-11-9).978-989-8339-11-9CIDEHUStpereira@uevora.ptmmm@uevora.ptII Congresso Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade681Pereira, TiagoMelo, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:38.319974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos Mus-e methodology and students engagement at schools in diverse social-cultural contexts |
title |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
spellingShingle |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos Pereira, Tiago Actividades artístico-pedagógicas MUS-E Envolvimento dos/as estudantes Comportamento e participação dos/as estudantes Sucesso Escolar Bem-estar |
title_short |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
title_full |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
title_fullStr |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
title_full_unstemmed |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
title_sort |
Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
author |
Pereira, Tiago |
author_facet |
Pereira, Tiago Melo, Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tiago Melo, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividades artístico-pedagógicas MUS-E Envolvimento dos/as estudantes Comportamento e participação dos/as estudantes Sucesso Escolar Bem-estar |
topic |
Actividades artístico-pedagógicas MUS-E Envolvimento dos/as estudantes Comportamento e participação dos/as estudantes Sucesso Escolar Bem-estar |
description |
Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal | Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar. Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto. Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-26T12:43:06Z 2012-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4249 http://hdl.handle.net/10174/4249 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, T. & Melo, M. (2011). A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos. In M. E. Chaleta, N. R. Santos & M. L. Grácio (coords.), II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade. Évora: Universidade de Évora (edição em CD; ISBN: 978-989-8339-11-9). 978-989-8339-11-9 CIDEHUS tpereira@uevora.pt mmm@uevora.pt II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136479151128576 |