O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jael Miriam Brito
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26211
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_5d5982a0f43f283f4e28de73f085a869
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/26211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolarEnvolvimento dos paisSucesso escolarDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO conceito de envolvimento de parental no processo educativo realizado em contexto escolar é, normalmente, utilizado para referir as actividades relacionadas com as tarefas de aprendizagem realizadas em casa e a comunicação entre a escola e a família. A relação positiva entre envolvimento parental na escola e desempenho académico é sobejamente conhecida, uma vez que existem diversos estudos que têm evidenciado que os alunos cujos pais se envolvem mais na sua escolaridade obtêm mais sucesso, independentemente dos seus recursos materiais ou culturais. No entanto, alguns autores, apesar de reconhecerem essa relação, contestam que ela seja um indicador inequívoco, pois encontrar uma correlação não nos permite afirmar que existe uma relação causaefeito. Os principais objectivos desta tese são: analisar a relação entre o grau de envolvimento parental e o rendimento académico; analisar a relação entre o grau de envolvimento parental e um conjunto de variáveis sociodemográficas, tais como nível socioeconómico e grau de escolaridade dos encarregados de educação; analisar a convergência, no que se reporta ao envolvimento parental, entre a informação fornecida pelos pais e a informação fornecida pelos professores. Os resultados mostram que não existe correlação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar dos alunos; os pais de nível socioeconómico médio apresentam resultados superiores ao nível socioeconómico elevado, no que se reporta ao envolvimento parental; existem diferenças estatisticamente significativas em relação ao grau de escolaridade dos pais, pois os que frequentaram o ensino superior revelam valores superiores; existe uma pequena convergência entre a informação facultada pelos pais e pelos directores de turma.The concept of involvement of families in the educational process is usually used to describe the activities related to communication between school and home and the help in the learning activities carried out at home. The positive relationship between parental involvement in school and academic success is well known, since there are several studies that have shown that students whose parents are more involved in their schooling are more successful, regardless of their material and cultural resources. However, some authors, while acknowledging this relationship, contend that it is a clear indicator as to find a correlation does not allow us to say that there is a causeeffect relationship. The main goals of this study are: analyze the relationship between the degree of parental involvement and academic performance; analyze the relationship between the degree of parental involvement and a set of sociodemographic variables, such as socioeconomic status and educational level of parents; analyze if there is a convergence between the information provided by the teachers and the information provided by parents. The results show that there is no correlation between parental involvement and academic success of students; the parents of middle socioeconomic status have higher results than high socioeconomic level; there are significant differences in the degree of education of parents, because those who attended higher education show higher values; there is a little convergence between the information provided by parents and by the teachers.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26211http://hdl.handle.net/10316/26211porMarques, Jael Miriam Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:31:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:36.798739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
title O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
spellingShingle O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
Marques, Jael Miriam Brito
Envolvimento dos pais
Sucesso escolar
title_short O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
title_full O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
title_fullStr O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
title_full_unstemmed O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
title_sort O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
author Marques, Jael Miriam Brito
author_facet Marques, Jael Miriam Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jael Miriam Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos pais
Sucesso escolar
topic Envolvimento dos pais
Sucesso escolar
description Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/26211
http://hdl.handle.net/10316/26211
url http://hdl.handle.net/10316/26211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776072146944