Benefícios e constrangimentos na implementação de um sistema de gestão da qualidade:o caso do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Ana Raquel de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2213
Resumo: Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018
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spelling Benefícios e constrangimentos na implementação de um sistema de gestão da qualidade:o caso do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT)QualidadeSistema de gestão da qualidadeModelo EQUASSMudança organizacionalResistência à mudançaDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018Na última década verificou-se uma restruturação nos métodos de trabalho nas organizações e, de um modo particular, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Têm-se testemunhado, de facto, mudanças impostas pelos mercados, pelo Instituto da Segurança Social e pela necessidade de estas organizações serem cada vez mais eficientes. A certificação enquanto ferramenta de gestão é relevante para a inovação e desenvolvimento sustentável de uma organização, e é um resultado de uma boa gestão – um fator de motivação e de reconhecimento do desempenho. Este estudo avalia quais os benefícios e os constrangimentos da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma IPSS, o Centro de Recuperação e Integração Torrejano (CRIT). O estudo divide-se em três partes distintas que se complementam. Na primeira parte é feito um enquadramento teórico no âmbito da qualidade compreendendo: a contextualização; conceitos; os 10 princípios da qualidade; o SGQ; a mudança organizacional; processo de gestão e a implementação e resistência à mudança. Na segunda parte é apresentada uma breve descrição do CRIT: a sua identificação; objetivos; política da qualidade; o enquadramento histórico e as suas valências. Na terceira parte apresenta-se o estudo empírico com vista a perceber se a implementação do SGQ trouxe benefícios ou constrangimentos nas perceções da Direção, Coordenação, Quadro Técnico e Clientes das várias valências do CRIT. Em geral, com este estudo aplicado contribui-se, por um lado, para uma melhor perceção dos constrangimentos existentes na aplicação do SGQ nesta entidade, de modo que a respetiva gestão de topo passe a dispor de informação útil para superá-los, retirando mais proveito da implementação do EQUASS. Por outro lado, torna-se mais evidente a perceção dos principais benefícios em matéria de melhoria contínua das respostas sociais.Oliveira, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémHenrique, Ana Raquel de Oliveira2018-05-16T13:34:04Z2018-05-152018-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2213TID:201919249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:20.261956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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