A Influência dos constrangimentos na lealdade dos espectadores de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jorge Miguel Rodrigues de Pina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3611
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
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spelling A Influência dos constrangimentos na lealdade dos espectadores de futebolConstrangimentosClubesDesportoEspectadoresEventos desportivosFutebol profissionalGestão do desportoLealdadeMarketing do desportoMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasO objectivo do estudo é analisar a influência dos constrangimentos nos comportamentos de lealdade dos espectadores de futebol. Para tal, criou-se um questionário de acordo com Kim & Trail (2010). Recolheram-se 388 questionários através do programa LimeSurvey, dos quais 305 foram validados. Após uma análise factorial exploratória dos dados, identificou-se que os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, falta de interesse e companhia por parte dos outros, falta de sucesso, custos, falta de conhecimento, segurança, alternativas de prática desportiva, compromissos, localização e programação desportiva são os que melhor explicam os constrangimentos. No entanto, através da regressão linear verificou-se que estes têm um impacto reduzido na explicação dos comportamentos de lealdade. Ainda assim, a destacar os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, alternativas de prática desportiva e custos como explicativos dos comportamentos de lealdade. Relativamente à análise sociodemográfica, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os constrangimentos sentidos pelos sócios e não sócios e espectadores com maiores e menores habilitações literárias. Quanto à lealdade, apenas se verificaram diferenças entre os associados e não associados.The purpose of this study is to analyse the influence that constraints have on the loyalty behaviours of the soccer attendance. In order to achieve the proposed objective, we create a questionnaire based on the Kim & Trail (2010) model. 388 questionnaires were collected through LimeSurvey, 305 of which were deemed valid. After an exploratory factor analysis at the data, accessibilities, leisure alternatives to stadium attendance, lack of interest and company, lack of success, costs, lack of knowledge, security, participant sport alternatives, commitments, location and sporting programming were identified as the factors that better explain the constraints. However, the execution of the linear regression verified that these factors had small impact on explanation of loyalty behaviours. Still, must to emphasize accessibilities, leisure alternatives to stadium assistance, sports practice alternatives and costs as factors explaining loyalty behaviours. Social-demographic analysis suggests significantly statistical differences between constraints felt by associates and non-associates, and spectators with higher or lower academic qualifications. As for loyalty, there are differences only between associates and non-associates.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Jorge Miguel Rodrigues de Pina20112011-11-28T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/3611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:23.024278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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