Atitudes relativas à inclusão nas aulas de educação física : estratégias de negociação, imposição e acomodação nos alunos do 2º e 3º ciclos e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, João Miguel Mogo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8911
Resumo: Vivemos num mundo marcado pela diversidade no qual urge desenvolver atitudes e valores que permitam a construção de uma sociedade mais justa, aberta ao plural e ao diverso. Este é um dos desafios que se coloca ao sistema educativo, uma vez que deste se espera a promoção do acesso à educação para todos, num quadro de igualdade para todas as crianças, com e sem necessidades educativas especiais. É neste contexto da inclusão escolar que se enquadra este estudo, no qual se procura, através da comparação das crenças dos alunos de diferentes ciclos de ensino, perceber a forma como estes lidam no meio escolar com a diversidade, nomeadamente com o processo de inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física, tendo-se em consideração que esta disciplina é diferente das demais uma vez que oferece um espaço físico e emocional favorável à inclusão e aprendizagem dos alunos com N.E.E., bem como, mediante a comparação do uso de diferentes estratégias de gestão de conflitos, perceber a forma como os alunos reagem a situações de conflito. A análise estatística deste estudo sustentou-se nos dados resultantes da aplicação de dois questionários, sendo o primeiro denominado “Escala de Gestão de Conflitos” e o segundo “Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência”. Para o tratamento estatístico recorreu-se ao programa SPSS, mais concretamente ao teste de comparação “t de Student”. Pretende-se estudar as possíveis variações nos vários tipos de crenças do aluno (Comportamentais, Normativas e de Controlo) e nas várias estratégias de gestão de conflitos (Estratégias da Negociação, Imposição e Acomodação) por parte dos alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos do Ensino Secundário. Verificou-se que as Crenças Comportamentais Desfavoráveis dos alunos variam do 2º e 3º Ciclo para o Secundário de uma forma positiva, com os segundos a considerarem existir menos desvantagens no processo de inclusão que os primeiros. No que respeita às estratégias de gestão de conflitos, foi possível verificar por um lado que os alunos do Secundário recorrem menos que os alunos do 2º e 3º Ciclo à Estratégia da Negociação e por outro lado que estes últimos recorrem mais à Estratégia da Acomodação como forma de gestão dos seus conflitos relativamente aos primeiros.
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É neste contexto da inclusão escolar que se enquadra este estudo, no qual se procura, através da comparação das crenças dos alunos de diferentes ciclos de ensino, perceber a forma como estes lidam no meio escolar com a diversidade, nomeadamente com o processo de inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física, tendo-se em consideração que esta disciplina é diferente das demais uma vez que oferece um espaço físico e emocional favorável à inclusão e aprendizagem dos alunos com N.E.E., bem como, mediante a comparação do uso de diferentes estratégias de gestão de conflitos, perceber a forma como os alunos reagem a situações de conflito. A análise estatística deste estudo sustentou-se nos dados resultantes da aplicação de dois questionários, sendo o primeiro denominado “Escala de Gestão de Conflitos” e o segundo “Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência”. Para o tratamento estatístico recorreu-se ao programa SPSS, mais concretamente ao teste de comparação “t de Student”. Pretende-se estudar as possíveis variações nos vários tipos de crenças do aluno (Comportamentais, Normativas e de Controlo) e nas várias estratégias de gestão de conflitos (Estratégias da Negociação, Imposição e Acomodação) por parte dos alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos do Ensino Secundário. Verificou-se que as Crenças Comportamentais Desfavoráveis dos alunos variam do 2º e 3º Ciclo para o Secundário de uma forma positiva, com os segundos a considerarem existir menos desvantagens no processo de inclusão que os primeiros. No que respeita às estratégias de gestão de conflitos, foi possível verificar por um lado que os alunos do Secundário recorrem menos que os alunos do 2º e 3º Ciclo à Estratégia da Negociação e por outro lado que estes últimos recorrem mais à Estratégia da Acomodação como forma de gestão dos seus conflitos relativamente aos primeiros.We live in a world defined by diversity, in which it is urgent to develop attitudes and values that allow the construction of a fairer society, open to the plural and to the diverse. This is one of the challenges that the education system faces, since it is expected from it the promotion of access to education for all, in a context of equality for all children, with and without special educational needs. This study is framed in the context of school inclusion, with the goal of, through the comparison of the beliefs of students from different educational cycles, understanding how students deal with the diversity in the school environment, specifically regarding the inclusion process of their peers with disabilities in Physical Education classes, taking into consideration that this discipline is different from the other ones, providing a favorable physical and emotional space for the inclusion and learning of students with SEN, as well as understanding, through the comparison of the use of different conflict management strategies how do students react to conflict situations. The statistical analysis of this study was based on the data collected from the application of two questionnaires, the first one being called the "Conflict Management Scale" and the second one called "Attitudes of students towards the inclusion of their peers with disabilities". For the statistical treatment of the study we used the SPSS program, more concretely the test of comparison "t-Student". It is intended to study the possible variations/differences in the various types of student beliefs (Behavioral Beliefs, Normative Beliefs and Control Beliefs) as well as in the use of various conflict management strategies, namely Negotiation, Imposition and Accommodation Strategies. It was verified that the Unfavorable Behavioral Beliefs of the students vary from the 2nd and 3rd Cycle to the Secondary in a positive way, with the latter considering that there are less disadvantages in the inclusion process than the former. With regard to conflict management strategies, it was possible to verify that Secondary students make less use of the Strategy of Negotiation than students of the 2nd and 3rd Cycle and that the second ones resort more to the Strategy of Accommodation as a mean of managing their conflicts when compared to the former.2018-07-13T18:51:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8911TID:201950154porMendes, João Miguel Mogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:17.160212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Mendes, João Miguel Mogo
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INCLUSÃO DESPORTIVA
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description Vivemos num mundo marcado pela diversidade no qual urge desenvolver atitudes e valores que permitam a construção de uma sociedade mais justa, aberta ao plural e ao diverso. Este é um dos desafios que se coloca ao sistema educativo, uma vez que deste se espera a promoção do acesso à educação para todos, num quadro de igualdade para todas as crianças, com e sem necessidades educativas especiais. É neste contexto da inclusão escolar que se enquadra este estudo, no qual se procura, através da comparação das crenças dos alunos de diferentes ciclos de ensino, perceber a forma como estes lidam no meio escolar com a diversidade, nomeadamente com o processo de inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física, tendo-se em consideração que esta disciplina é diferente das demais uma vez que oferece um espaço físico e emocional favorável à inclusão e aprendizagem dos alunos com N.E.E., bem como, mediante a comparação do uso de diferentes estratégias de gestão de conflitos, perceber a forma como os alunos reagem a situações de conflito. A análise estatística deste estudo sustentou-se nos dados resultantes da aplicação de dois questionários, sendo o primeiro denominado “Escala de Gestão de Conflitos” e o segundo “Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência”. Para o tratamento estatístico recorreu-se ao programa SPSS, mais concretamente ao teste de comparação “t de Student”. Pretende-se estudar as possíveis variações nos vários tipos de crenças do aluno (Comportamentais, Normativas e de Controlo) e nas várias estratégias de gestão de conflitos (Estratégias da Negociação, Imposição e Acomodação) por parte dos alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos do Ensino Secundário. Verificou-se que as Crenças Comportamentais Desfavoráveis dos alunos variam do 2º e 3º Ciclo para o Secundário de uma forma positiva, com os segundos a considerarem existir menos desvantagens no processo de inclusão que os primeiros. No que respeita às estratégias de gestão de conflitos, foi possível verificar por um lado que os alunos do Secundário recorrem menos que os alunos do 2º e 3º Ciclo à Estratégia da Negociação e por outro lado que estes últimos recorrem mais à Estratégia da Acomodação como forma de gestão dos seus conflitos relativamente aos primeiros.
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