Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aristimuño, Felipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33726
Resumo: This article discusses the possibility of incorporating visual content from social networks, such as memes, social videos, infographics, and quotes, in the curricular development of visual arts in secondary education. In order to achieve this, a theoretical-practical methodology is proposed, arising from the selection of the curriculum components of History of Culture and Arts, present in Humanistic Scientific Visual Arts courses of secondary school level in Portugal. Consequently, we proposed a teacher-training workshop in creating social media contents for students of the master’s degree in art education of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon
id RCAP_dfad2f2feabe8b2cbd704ce3372396db
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundárioMemes, social videos, infographics and quotations : social media visual contents as a curricular proposition to teaching visual arts in secondary schoolsEducação artísticaRedes sociaisCultura visualPedagogiaArte - FilosofiaEstéticaTeoria da arteCriticismoPortugalThis article discusses the possibility of incorporating visual content from social networks, such as memes, social videos, infographics, and quotes, in the curricular development of visual arts in secondary education. In order to achieve this, a theoretical-practical methodology is proposed, arising from the selection of the curriculum components of History of Culture and Arts, present in Humanistic Scientific Visual Arts courses of secondary school level in Portugal. Consequently, we proposed a teacher-training workshop in creating social media contents for students of the master’s degree in art education of the Faculty of Fine Arts of the University of LisbonUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaAristimuño, Felipe2018-06-04T10:57:09Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33726porIn: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 70-83info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:40.009379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
Memes, social videos, infographics and quotations : social media visual contents as a curricular proposition to teaching visual arts in secondary schools
title Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
spellingShingle Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
Aristimuño, Felipe
Educação artística
Redes sociais
Cultura visual
Pedagogia
Arte - Filosofia
Estética
Teoria da arte
Criticismo
Portugal
title_short Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
title_full Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
title_fullStr Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
title_full_unstemmed Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
title_sort Memes, social videos, infográficos, citações : conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário
author Aristimuño, Felipe
author_facet Aristimuño, Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aristimuño, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Redes sociais
Cultura visual
Pedagogia
Arte - Filosofia
Estética
Teoria da arte
Criticismo
Portugal
topic Educação artística
Redes sociais
Cultura visual
Pedagogia
Arte - Filosofia
Estética
Teoria da arte
Criticismo
Portugal
description This article discusses the possibility of incorporating visual content from social networks, such as memes, social videos, infographics, and quotes, in the curricular development of visual arts in secondary education. In order to achieve this, a theoretical-practical methodology is proposed, arising from the selection of the curriculum components of History of Culture and Arts, present in Humanistic Scientific Visual Arts courses of secondary school level in Portugal. Consequently, we proposed a teacher-training workshop in creating social media contents for students of the master’s degree in art education of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04T10:57:09Z
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33726
url http://hdl.handle.net/10451/33726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 70-83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134416782491648