O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Francisco Pamplona
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13743
Resumo: A arte é um elemento circundante das novas vidas sobre a qual nem sempre somos conscientes da sua importância. A arte está presente nas nossas vidas, mas para a compreendermos, temos de ser educados. Para tal, a Educação Artística visa culminar estas duas valências, arte e educação. É essencial compreender, analisar e definir o conceito de Educação Artística, tal como a sua perspectiva histórica, de forma a compreender o papel da Educação Visual em Portugal. Esta investigação visa compreender a importância da Educação Artística no desenvolvimento dos alunos a vários níveis. Procurámos, assim, através da caracterização do seu processo, e em contexto de actividade lectiva, demonstrar de que modo e em que dimensões do desenvolvimento do aluno, as disciplinas artísticas contribuem para um abrangente desenvolvimento do ser humano, procurando investigar e comprovar o valor e os benefícios da Educação Visual nesse desenvolvimento, a vários níveis. Também o Professor, enquanto agente educativo, tem um papel importante e ativo na relação de ensinoaprendizagem, dispondo de várias valências enquanto Educador, pelo que deverá ter o seu papel bem definido de forma a intervir no benefício das Artes Visuais pelos alunos. O estudo que aqui se apresenta pretende validar um Modelo de Intervenção Pedagógica, baseado no testemunho de diversos autores, na disciplina de Educação Visual, como forma de implementar diversas estratégias pedagógicas que permitam beneficiar o desenvolvimento através das Artes Visuais.
id RCAP_ab6a646177c8bbd5dbac8550bd145da3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunosArte nas escolasArte e o desenvolvimento humanoEducação e cultura visualEducação artísticaEducação visualPedagogia estéticaArt in schoolsArt and human developmentEducation and visual cultureArtistic educationVisual educationAesthetic educationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA arte é um elemento circundante das novas vidas sobre a qual nem sempre somos conscientes da sua importância. A arte está presente nas nossas vidas, mas para a compreendermos, temos de ser educados. Para tal, a Educação Artística visa culminar estas duas valências, arte e educação. É essencial compreender, analisar e definir o conceito de Educação Artística, tal como a sua perspectiva histórica, de forma a compreender o papel da Educação Visual em Portugal. Esta investigação visa compreender a importância da Educação Artística no desenvolvimento dos alunos a vários níveis. Procurámos, assim, através da caracterização do seu processo, e em contexto de actividade lectiva, demonstrar de que modo e em que dimensões do desenvolvimento do aluno, as disciplinas artísticas contribuem para um abrangente desenvolvimento do ser humano, procurando investigar e comprovar o valor e os benefícios da Educação Visual nesse desenvolvimento, a vários níveis. Também o Professor, enquanto agente educativo, tem um papel importante e ativo na relação de ensinoaprendizagem, dispondo de várias valências enquanto Educador, pelo que deverá ter o seu papel bem definido de forma a intervir no benefício das Artes Visuais pelos alunos. O estudo que aqui se apresenta pretende validar um Modelo de Intervenção Pedagógica, baseado no testemunho de diversos autores, na disciplina de Educação Visual, como forma de implementar diversas estratégias pedagógicas que permitam beneficiar o desenvolvimento através das Artes Visuais.Art is an element surrounding the new life upon which we are not always aware of their importance. The art is present in our lives, but to understand, we have to be educated. To this end, the Arts Education aims culminate these two valences, art and education. It is essential to understand, analyze and define the concept of arts education, such as its historical perspective in order to understand the role of Visual Education in Portugal. This research aims to understand the importance of arts education on student development at various levels. We aim, through the characterization of their case, and in the context of teaching activity, demonstrate how and to what dimensions of student development, the artistic disciplines contribute to a comprehensive development of human beings, seeking to investigate and prove the value and the benefits of Visual Education in development at various levels. Also the Professor, while educational agent, has an active and important role in relation teaching-learning, while providing multiple valences as an Educator, and should have its role well-defined in order to intervene in favor of Visual Arts beneficts to students. The study presented here aims to validate an Educational Intervention Model, based on the testimony of several authors, in the discipline of Visual Education, in order to implement various teaching strategies for benefiting development through the Visual Arts.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarbosa, Francisco Pamplona2014-02-28T13:32:16Z2013-03-2520132013-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:39:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:01.625764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
title O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
spellingShingle O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
Barbosa, Francisco Pamplona
Arte nas escolas
Arte e o desenvolvimento humano
Educação e cultura visual
Educação artística
Educação visual
Pedagogia estética
Art in schools
Art and human development
Education and visual culture
Artistic education
Visual education
Aesthetic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
title_full O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
title_fullStr O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
title_full_unstemmed O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
title_sort O valor das artes visuais no desenvolvimento dos alunos
author Barbosa, Francisco Pamplona
author_facet Barbosa, Francisco Pamplona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhinha, Maria Helena Cardoso
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Francisco Pamplona
dc.subject.por.fl_str_mv Arte nas escolas
Arte e o desenvolvimento humano
Educação e cultura visual
Educação artística
Educação visual
Pedagogia estética
Art in schools
Art and human development
Education and visual culture
Artistic education
Visual education
Aesthetic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Arte nas escolas
Arte e o desenvolvimento humano
Educação e cultura visual
Educação artística
Educação visual
Pedagogia estética
Art in schools
Art and human development
Education and visual culture
Artistic education
Visual education
Aesthetic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A arte é um elemento circundante das novas vidas sobre a qual nem sempre somos conscientes da sua importância. A arte está presente nas nossas vidas, mas para a compreendermos, temos de ser educados. Para tal, a Educação Artística visa culminar estas duas valências, arte e educação. É essencial compreender, analisar e definir o conceito de Educação Artística, tal como a sua perspectiva histórica, de forma a compreender o papel da Educação Visual em Portugal. Esta investigação visa compreender a importância da Educação Artística no desenvolvimento dos alunos a vários níveis. Procurámos, assim, através da caracterização do seu processo, e em contexto de actividade lectiva, demonstrar de que modo e em que dimensões do desenvolvimento do aluno, as disciplinas artísticas contribuem para um abrangente desenvolvimento do ser humano, procurando investigar e comprovar o valor e os benefícios da Educação Visual nesse desenvolvimento, a vários níveis. Também o Professor, enquanto agente educativo, tem um papel importante e ativo na relação de ensinoaprendizagem, dispondo de várias valências enquanto Educador, pelo que deverá ter o seu papel bem definido de forma a intervir no benefício das Artes Visuais pelos alunos. O estudo que aqui se apresenta pretende validar um Modelo de Intervenção Pedagógica, baseado no testemunho de diversos autores, na disciplina de Educação Visual, como forma de implementar diversas estratégias pedagógicas que permitam beneficiar o desenvolvimento através das Artes Visuais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-25
2013
2013-03-25T00:00:00Z
2014-02-28T13:32:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13743
url http://hdl.handle.net/10400.14/13743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131784833662976