Modelo de abastecimento para pequenos formatos no setor alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Margarida Isabel Seixas Cabral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44795
Resumo: Este relatório resulta do estágio curricular realizado na Sonae MC no Centro de Distribuição da Maia. Pretendia-se estudar e melhorar o layout nos entrepostos para reduzir tempos em vazio, deslocações desnecessárias, erros na expedição que levam a trocas de mercadoria entre lojas durante a preparação e ao esquecimento de cargas, gerando faltas de produtos nas lojas. O relatório foca-se nos pequenos formatos no setor alimentar, o que no âmbito da atividade da Sonae MC se relaciona com o abastecimento das lojas Bagga, Go Natural e Meu Super. Apesar de serem lojas pequenas, a falta ou atraso da entrega de artigos gera grandes impactos na atividade daquelas lojas, pois pode significar vários dias sem vender o artigo, o que gera perda de vendas e de confiança por parte dos consumidores. Inicialmente, o relatório apresenta uma revisão do estado do conhecimento no que diz respeito às questões que foi necessário analisar no âmbito do estágio, designadamente em relação à identificação de oportunidades de melhoria e à apresentação de propostas de ações a implementar nos entrepostos. Carateriza-se ainda a primeira fase do estágio, a qual consistiu na recolha de dados sobre o processo de funcionamento de todos os entrepostos do centro de distribuição da Maia (PBS, PBL, TC, Congelados) e das lojas em estudo (Bagga, Go Natural e Meu Super) com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e possíveis ganhos com a implementação de alterações de layout, nos entrepostos de temperatura ambiente e temperatura controlada. Mais adiante descrevem-se e justificam-se as várias propostas estudadas com po tencial para responderem às oportunidades de melhoria identificadas. Relata-se ainda a reorganização do layout e a implementação de pequenas melhorias identificadas relativas aos casos em que o ambiente organizacional o permitiu. Por fim, é efetuada uma reflexão sobre o trabalho realizado, sendo apresentadas algumas sugestões de melhoria e uma breve apresentação dos resultados obtidos ou que se espera alcançar após a implementação das medidas propostas e ainda não postas em prática.
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