Relação famílias-escola: ações e representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula Soares Sopas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5904
Resumo: Este estudo tem como intuito apreender e compreender em que medida fatores como a condição social das famílias, os métodos de socialização praticados, a trajetória escolar dos progenitores e as representações que possuem da Escola, influenciam ou geram diferenças no seu envolvimento com a escolarização dos filhos. Para o efeito escolheu-se como população alvo, dez famílias com filhos em idade escolar, sinalizadas pelas professoras como pertencentes a dois subgrupos: famílias que se envolvem na escolaridade dos filhos (cinco) e que não se envolvem ou pouco se envolvem (cinco). Foram escolhidas famílias cujos filhos se encontravam no segundo ano de escolaridade, pela primeira vez, não tendo sido sujeitos a retenções, reduzindo o impacto que o insucesso pode assumir na relação das famílias com a escola e que simultaneamente não possuíssem níveis de escolaridade acima do 12º ano, por sabermos que a frequência do ensino superior modela particularmente a relação das famílias com a escola. Foram encontradas duas tipologias de famílias na relação que mantem com a escola, que se caraterizam pelo tipo de condições sociais que possuem, nomeadamente o capital escolar, as vivências na trajetória escolar, as representações da Escola, interagindo os aspetos simbólicos com aspetos mais concretos da sua vida pessoal. Conclui-se, ainda, existir discrepâncias entre as perceções das famílias e as das professoras, da relação de envolvimento parental nas práticas de acompanhamento dos filhos, submergindo o insuficiente conhecimento dos contextos familiares, por parte das docentes, e o desconhecimento, por parte das famílias, de quais as práticas de envolvimento das famílias que a escola privilegia.
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