Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11655 |
Resumo: | A presente investigação insere-se numa metodologia de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam a um jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) compreender e agir sobre situações reais que envolvam conceitos matemáticos. No âmbito da disciplina de Matemática para a Vida, componente do Currículo Específico Individual (CEI), delineou-se e implementou-se um plano de intervenção centrado nos princípios da adequação às expetativas do aluno e da família, da individualização e da funcionalidade, com vista a poder ser praticado fora do ambiente escolar e ao longo da vida. Estabeleceu-se uma estratégia de investigação-ação como ambiente de aprendizagem que decorreu em três momentos, em diferentes contextos: Fase Inicial, em sala de aula e na frutaria; Fase de Intervenção, em sala de aula e no supermercado A; Fase Final, no supermercado B. Através da análise dos dados obtidos, existem evidências de que as aprendizagens matemáticas realizadas em sala de aula, através do desenvolvimento de competências funcionais específicas, permitiram ao aluno uma evolução na capacidade para compreender os conceitos matemáticos (dinheiro, tempo, massa e capacidade) e para os aplicar a situações concretas, em contextos reais do seu dia-a-dia, contribuindo, deste modo, para uma maior autonomia pessoal e social. O ambiente de aprendizagem privilegiado neste estudo é representativo da importância que as experiências centradas na realidade assumem na intervenção de alunos com DID e do contributo real que estas podem ter no desenvolvimento de competências funcionais que potenciem uma adequada inclusão na sociedade. |
id |
RCAP_dfdaf250a70adac238307adaeab5cb89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimentalConceitos MatemáticosCrianças DeficientesEstratégias da AprendizagemEnsino da MatemáticaPlano Individual de TrabalhoDesenvolvimento das CompetênciasCompetências da MatemáticaA presente investigação insere-se numa metodologia de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam a um jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) compreender e agir sobre situações reais que envolvam conceitos matemáticos. No âmbito da disciplina de Matemática para a Vida, componente do Currículo Específico Individual (CEI), delineou-se e implementou-se um plano de intervenção centrado nos princípios da adequação às expetativas do aluno e da família, da individualização e da funcionalidade, com vista a poder ser praticado fora do ambiente escolar e ao longo da vida. Estabeleceu-se uma estratégia de investigação-ação como ambiente de aprendizagem que decorreu em três momentos, em diferentes contextos: Fase Inicial, em sala de aula e na frutaria; Fase de Intervenção, em sala de aula e no supermercado A; Fase Final, no supermercado B. Através da análise dos dados obtidos, existem evidências de que as aprendizagens matemáticas realizadas em sala de aula, através do desenvolvimento de competências funcionais específicas, permitiram ao aluno uma evolução na capacidade para compreender os conceitos matemáticos (dinheiro, tempo, massa e capacidade) e para os aplicar a situações concretas, em contextos reais do seu dia-a-dia, contribuindo, deste modo, para uma maior autonomia pessoal e social. O ambiente de aprendizagem privilegiado neste estudo é representativo da importância que as experiências centradas na realidade assumem na intervenção de alunos com DID e do contributo real que estas podem ter no desenvolvimento de competências funcionais que potenciem uma adequada inclusão na sociedade.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Repositório ComumNeves, Sara Martins2017-01-18T01:30:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11655201335646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:33.371401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
spellingShingle |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental Neves, Sara Martins Conceitos Matemáticos Crianças Deficientes Estratégias da Aprendizagem Ensino da Matemática Plano Individual de Trabalho Desenvolvimento das Competências Competências da Matemática |
title_short |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_full |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_fullStr |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_sort |
Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
author |
Neves, Sara Martins |
author_facet |
Neves, Sara Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Sara Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos Matemáticos Crianças Deficientes Estratégias da Aprendizagem Ensino da Matemática Plano Individual de Trabalho Desenvolvimento das Competências Competências da Matemática |
topic |
Conceitos Matemáticos Crianças Deficientes Estratégias da Aprendizagem Ensino da Matemática Plano Individual de Trabalho Desenvolvimento das Competências Competências da Matemática |
description |
A presente investigação insere-se numa metodologia de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam a um jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) compreender e agir sobre situações reais que envolvam conceitos matemáticos. No âmbito da disciplina de Matemática para a Vida, componente do Currículo Específico Individual (CEI), delineou-se e implementou-se um plano de intervenção centrado nos princípios da adequação às expetativas do aluno e da família, da individualização e da funcionalidade, com vista a poder ser praticado fora do ambiente escolar e ao longo da vida. Estabeleceu-se uma estratégia de investigação-ação como ambiente de aprendizagem que decorreu em três momentos, em diferentes contextos: Fase Inicial, em sala de aula e na frutaria; Fase de Intervenção, em sala de aula e no supermercado A; Fase Final, no supermercado B. Através da análise dos dados obtidos, existem evidências de que as aprendizagens matemáticas realizadas em sala de aula, através do desenvolvimento de competências funcionais específicas, permitiram ao aluno uma evolução na capacidade para compreender os conceitos matemáticos (dinheiro, tempo, massa e capacidade) e para os aplicar a situações concretas, em contextos reais do seu dia-a-dia, contribuindo, deste modo, para uma maior autonomia pessoal e social. O ambiente de aprendizagem privilegiado neste estudo é representativo da importância que as experiências centradas na realidade assumem na intervenção de alunos com DID e do contributo real que estas podem ter no desenvolvimento de competências funcionais que potenciem uma adequada inclusão na sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-18T01:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11655 201335646 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11655 |
identifier_str_mv |
201335646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011855224832 |