Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sara Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11655
Resumo: A presente investigação insere-se numa metodologia de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam a um jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) compreender e agir sobre situações reais que envolvam conceitos matemáticos. No âmbito da disciplina de Matemática para a Vida, componente do Currículo Específico Individual (CEI), delineou-se e implementou-se um plano de intervenção centrado nos princípios da adequação às expetativas do aluno e da família, da individualização e da funcionalidade, com vista a poder ser praticado fora do ambiente escolar e ao longo da vida. Estabeleceu-se uma estratégia de investigação-ação como ambiente de aprendizagem que decorreu em três momentos, em diferentes contextos: Fase Inicial, em sala de aula e na frutaria; Fase de Intervenção, em sala de aula e no supermercado A; Fase Final, no supermercado B. Através da análise dos dados obtidos, existem evidências de que as aprendizagens matemáticas realizadas em sala de aula, através do desenvolvimento de competências funcionais específicas, permitiram ao aluno uma evolução na capacidade para compreender os conceitos matemáticos (dinheiro, tempo, massa e capacidade) e para os aplicar a situações concretas, em contextos reais do seu dia-a-dia, contribuindo, deste modo, para uma maior autonomia pessoal e social. O ambiente de aprendizagem privilegiado neste estudo é representativo da importância que as experiências centradas na realidade assumem na intervenção de alunos com DID e do contributo real que estas podem ter no desenvolvimento de competências funcionais que potenciem uma adequada inclusão na sociedade.
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