O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11719 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
id |
RCAP_dfeccf5f4fab1d3700ec212feb2f846c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análiseFuncionalismoSocioconstrutivismoEscola TradicionalEscola ModernaTeorias pedagógicasAprendizagem cooperativaRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e incide sobre as atividades levadas a cabo com turmas do 3.º Ciclo e do Secundário da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana durante o ano letivo 2012/2013. É inegável a interferência das teorias pedagógicas na atividade docente. Esta atividade desenvolve-se sempre em consequência da necessidade de promover ou melhorar todo o processo de aquisição de conhecimentos. Tentar-se-á neste relatório explorar e comparar duas das teorias existentes – O funcionalismo e o socioconstrutivismo. Ambas propõem um conjunto de metodologias e estratégias pedagógicas que tentaremos explanar. A exploração teórica é acompanhada de um estudo empírico realizado junto de duas turmas do ensino secundário. Com os resultados do estudo pretende-se perscrutar, entre outros, o significado da escola para os alunos, as estratégias que promovem a motivação nos alunos, os efeitos da aplicação de estratégias expositivas e cooperativas e a posição dos professores face a estas duas conceções educativas. Demonstrar-se-á que ambas as teorias contêm aspectos que promovem o sucesso escolar e que, em momento algum, se anulam completamente.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCarvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11719TID:201052482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:20Zoai:run.unl.pt:10362/11719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:29.744315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
title |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
spellingShingle |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de Funcionalismo Socioconstrutivismo Escola Tradicional Escola Moderna Teorias pedagógicas Aprendizagem cooperativa |
title_short |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
title_full |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
title_fullStr |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
title_full_unstemmed |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
title_sort |
O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise |
author |
Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de |
author_facet |
Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funcionalismo Socioconstrutivismo Escola Tradicional Escola Moderna Teorias pedagógicas Aprendizagem cooperativa |
topic |
Funcionalismo Socioconstrutivismo Escola Tradicional Escola Moderna Teorias pedagógicas Aprendizagem cooperativa |
description |
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11719 TID:201052482 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11719 |
identifier_str_mv |
TID:201052482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137846146105344 |