O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11719
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
id RCAP_dfeccf5f4fab1d3700ec212feb2f846c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análiseFuncionalismoSocioconstrutivismoEscola TradicionalEscola ModernaTeorias pedagógicasAprendizagem cooperativaRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e incide sobre as atividades levadas a cabo com turmas do 3.º Ciclo e do Secundário da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana durante o ano letivo 2012/2013. É inegável a interferência das teorias pedagógicas na atividade docente. Esta atividade desenvolve-se sempre em consequência da necessidade de promover ou melhorar todo o processo de aquisição de conhecimentos. Tentar-se-á neste relatório explorar e comparar duas das teorias existentes – O funcionalismo e o socioconstrutivismo. Ambas propõem um conjunto de metodologias e estratégias pedagógicas que tentaremos explanar. A exploração teórica é acompanhada de um estudo empírico realizado junto de duas turmas do ensino secundário. Com os resultados do estudo pretende-se perscrutar, entre outros, o significado da escola para os alunos, as estratégias que promovem a motivação nos alunos, os efeitos da aplicação de estratégias expositivas e cooperativas e a posição dos professores face a estas duas conceções educativas. Demonstrar-se-á que ambas as teorias contêm aspectos que promovem o sucesso escolar e que, em momento algum, se anulam completamente.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCarvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11719TID:201052482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:20Zoai:run.unl.pt:10362/11719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:29.744315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
title O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
spellingShingle O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de
Funcionalismo
Socioconstrutivismo
Escola Tradicional
Escola Moderna
Teorias pedagógicas
Aprendizagem cooperativa
title_short O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
title_full O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
title_fullStr O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
title_full_unstemmed O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
title_sort O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise
author Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de
author_facet Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionalismo
Socioconstrutivismo
Escola Tradicional
Escola Moderna
Teorias pedagógicas
Aprendizagem cooperativa
topic Funcionalismo
Socioconstrutivismo
Escola Tradicional
Escola Moderna
Teorias pedagógicas
Aprendizagem cooperativa
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11719
TID:201052482
url http://hdl.handle.net/10362/11719
identifier_str_mv TID:201052482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137846146105344