A influência do marketing digital no sector da distribuição de produtos alimentares em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tony Capela de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1312
Resumo: Ao longo dos tempos, têm-se assistido a uma influência crescente das tecnologias na sociedade que tiveram como consequência uma alteração significativa na forma como as pessoas se relacionam entre si e com as empresas. Passou-se de uma sociedade agrícola para uma sociedade industrial, chegando por fim à sociedade da informação. Ao longo desta evolução, as organizações foram-se adaptando na maneira de abordar o mercado. Passaram de uma comunicação de massas para uma comunicação de nicho como consequência de um consumidor cada vez mais exigente e que encontrou no mundo online a força para expressar a sua insatisfação. As tecnologias da informação ligaram o mundo e as barreiras de comunicação deixaram de existir. Neste novo mundo, a Internet é a base de uma economia cada vez mais dependente das novas tecnologias. Este novo consumidor mais atento e informado, obrigou as organizações a adaptarem as suas estratégias de marketing e a encontrar novas metodologias num mundo digital e mais complexo, que trouxe novas ferramentas que possibilitam às organizações aprofundarem o conhecimento sobre as necessidades e preferências dos consumidores. Para desenvolver o seu negócio, as empresas tiveram que aprender a conviver com os meios tradicionais e com os digitais que, em conjugação, vieram permitir uma comunicação mais eficaz junto das novas gerações de consumidores. Com esta dissertação pretende-se avaliar a influência do marketing digital no sector da distribuição de produtos alimentares em Portugal, bem como a sua influência no sucesso das organizações. Numa primeira fase procedeu-se a revisão das várias literaturas consultadas, a partir de livros, revistas técnicas, artigos científicos, websites relacionados com o sector da distribuição alimentar e através de bases de dados, como o B-on. Na segunda parte apresenta-se um estudo de caso, onde são analisadas as estratégias de marketing digital dos três lideres de mercado, Continente, Pingo Doce e Intermarché com base nas seguintes ferramentas digitais: Redes Sociais, E-commerce e Database. Para a elaboração deste trabalho procedeu-se, ao longo de 2014, à recolha de informação através de estudos de mercado, revistas técnicas e ferramentas digitiais como o Google Analytics. Na última parte são apresentadas as conclusões retiradas do cruzamento da revisão da literatura com a informação obtida.
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Neste novo mundo, a Internet é a base de uma economia cada vez mais dependente das novas tecnologias. Este novo consumidor mais atento e informado, obrigou as organizações a adaptarem as suas estratégias de marketing e a encontrar novas metodologias num mundo digital e mais complexo, que trouxe novas ferramentas que possibilitam às organizações aprofundarem o conhecimento sobre as necessidades e preferências dos consumidores. Para desenvolver o seu negócio, as empresas tiveram que aprender a conviver com os meios tradicionais e com os digitais que, em conjugação, vieram permitir uma comunicação mais eficaz junto das novas gerações de consumidores. Com esta dissertação pretende-se avaliar a influência do marketing digital no sector da distribuição de produtos alimentares em Portugal, bem como a sua influência no sucesso das organizações. Numa primeira fase procedeu-se a revisão das várias literaturas consultadas, a partir de livros, revistas técnicas, artigos científicos, websites relacionados com o sector da distribuição alimentar e através de bases de dados, como o B-on. Na segunda parte apresenta-se um estudo de caso, onde são analisadas as estratégias de marketing digital dos três lideres de mercado, Continente, Pingo Doce e Intermarché com base nas seguintes ferramentas digitais: Redes Sociais, E-commerce e Database. Para a elaboração deste trabalho procedeu-se, ao longo de 2014, à recolha de informação através de estudos de mercado, revistas técnicas e ferramentas digitiais como o Google Analytics. Na última parte são apresentadas as conclusões retiradas do cruzamento da revisão da literatura com a informação obtida.Over time, we have witnessed a growing influence of technology in society that drove us to a significant change in the way that people relate to each other and with companies. We moved from an agricultural society to an industrial one which led us to the information society. Throughout this evolution, organizations have been adapting the approach to the market from the mass communication to a niche communication as a result of an increasingly demanding consumer that found, in the online world, the strength to express their dissatisfaction. Information technologies have linked the world, and communication barriers no longer exist. In this new world, the Internet is the basis of an economy increasingly dependent on the new technologies. This new consumer, more attentive and informed, forced organizations to adapt their marketing strategies and find new methodologies in a digital and more complex world, which brought new tools that empower organizations to expand the knowledge about the needs and preferences of consumers. To grow their business, companies had to learn to live with traditional and digital media, that together, permit a better communication among the new generations of consumers. With this dissertation I aim to assess the influence of digital marketing in the field of distribution of food products in Portugal, as well as its influence on the success of organizations. Initially, I introduce the review of various literature consulted from books, technical journals, scientific articles, websites related to the food distribution sector and databases, such as the B-on. Then, I present a case study where the digital marketing strategies of the three market leaders - Continente, Pingo Doce and Intermarché - are analyzed based on the following digital tools: Social Networks, E-commerce and Database. To prepare this work I proceeded, over 2014, to the collection of information through market research, technical journals and digital tools like Google Analytics. Finally, I present the conclusions drawn from the literature review and the information obtained.A lo largo del tiempo hemos asistido a una influencia creciente de las tecnologías en la sociedad que tuvo como consecuencia una alteración significativa en la forma en como las personas se relacionan entre sí y con las empresas. Se ha pasado de una sociedad agrícola a una sociedad industrial llegando, por fin, a la sociedad de la información. A lo largo de esta evolución, las organizaciones han cambiado su enfoque en el mercado para adaptarse a la mudanza de una comunicación de masas a una comunicación de nicho como consecuencia de un consumidor cada vez más exigente y que ha encontrado online la fuerza para expresar su insatisfacción. Las tecnologías de la información han conectado el globo y las barreras de comunicación han dejado de existir. En este nuevo mundo, la Internet es la base de una economía cada vez más dependiente de las nuevas tecnologías. Este nuevo consumidor, más atento e informado, ha obligado las organizaciones a adaptar sus estrategias de marketing y a buscar nuevas metodologías en un mundo digital y más complejo, que trajo nuevas herramientas, posibilitando a las organizaciones profundizar su conocimiento sobre las necesidades y preferencias de los consumidores. Para desarrollar su negocio, las empresas han tenido que aprender a trabajar con los medios tradicionales y digitales que, juntos, han permitido una comunicación más eficaz con la nueva generación de consumidores. Con esta disertación se busca evaluar la influencia del marketing digital en el sector de distribución de productos alimentares en Portugal, así como su influencia en el éxito de las organizaciones. En la primera parte se ha procedido a la revisión de las varias literaturas consultadas en libros, revistas técnicas, artículos científicos, websites relacionados con el sector de la distribución alimentar e bases de datos como la B-on. Luego, se presenta un caso de estudio donde se analizan las estrategias de marketing digital de los tres líderes del mercado – Continente, Pingo Doce e Intermarché – basándose en herramientas digitales como son: Redes Sociales, E-commerce y Database. Para la realización de este trabajo he buscado, a lo largo del 2014, información através de estudios del mercado, revistas técnicas y herramientas digitales como el Google Analytics. Para finalizar, en la tercera parte, se presentan las conclusiones obtenidas del cruce de la revisión de la literatura y sistematización de información.2015-06-15T15:17:34Z2015-04-24T00:00:00Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1312TID:201126940porOliveira, Tony Capela deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:53.860615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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