Procura-se um influenciador digital: plataformas, vulnerabilidades e controvérsias no marketing de influência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32175 |
Resumo: | O estudo visa analisar a emergência do campo do Marketing de Influência, a partir da visibilidade ampla que ganham personalidades – chamadas de influenciadores digitais (digital influencers). Dentro do campo de produção do conteúdo, os influenciadores mobilizam segmentos importantes de público a ponto de serem contratados pelas marcas em seus trabalhos de comunicação. Também neste cenário surgem as empresas digitais que se prestam a garimpar, localizar, contatar, negociar, contratar e gerir as atividades de influenciadores para o patrocínio das marcas. A metodologia do trabalho emprega pesquisa bibliográfica e análise documental, visitando o site e conhecendo os mecanismos de inteligência de três importantes plataformas de busca de influenciadores digitais, com o objeto de analisar comparativamente os direcionadores desse serviço. Como achado principal, verifica-se que, em paralelo a um farto repertório de indicadores e métricas, caros ao contexto digital, paira sobre o campo dúvidas quanto a práticas obscuras de alavancagem de reputação e engajamento de personalidades ofertadas como influenciadoras, fator que pode limitar o crescimento dos investimentos nesse domínio do Marketing Digital. |
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O estudo visa analisar a emergência do campo do Marketing de Influência, a partir da visibilidade ampla que ganham personalidades – chamadas de influenciadores digitais (digital influencers). Dentro do campo de produção do conteúdo, os influenciadores mobilizam segmentos importantes de público a ponto de serem contratados pelas marcas em seus trabalhos de comunicação. Também neste cenário surgem as empresas digitais que se prestam a garimpar, localizar, contatar, negociar, contratar e gerir as atividades de influenciadores para o patrocínio das marcas. A metodologia do trabalho emprega pesquisa bibliográfica e análise documental, visitando o site e conhecendo os mecanismos de inteligência de três importantes plataformas de busca de influenciadores digitais, com o objeto de analisar comparativamente os direcionadores desse serviço. Como achado principal, verifica-se que, em paralelo a um farto repertório de indicadores e métricas, caros ao contexto digital, paira sobre o campo dúvidas quanto a práticas obscuras de alavancagem de reputação e engajamento de personalidades ofertadas como influenciadoras, fator que pode limitar o crescimento dos investimentos nesse domínio do Marketing Digital. |
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