A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Filipa Alexandra Augusto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41830
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Relativamente à metodologia a presente investigação insere-se na abordagem qualitativa, no paradigma interpretativo e rege-se pela investigação-ação. Como principais dispositivos de recolha de informação utilizei a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e análise documental. A problemática em estudo é transversal aos dois contextos educativos em que realizei os estágios, creche e jardim de infância. Este relatório tem como título: “A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças” e como questão de investigação: “Como é que o educador de infância pode organizar o momento de almoço de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para responder à questão de partida realizei várias observações e fiz algumas intervenções para potenciar o momento da hora do almoço. Após a recolha e reflexão de toda a informação foi possível compreender a importância da rotina, de uma forma geral e do momento da hora do almoço em particular, em contextos de educação de infância e como o educador é o principal responsável para que este momento seja um momento que proporcione autonomia e a participação das crianças. O presente relatório descreve, de uma forma detalhada, o percurso percorrido ao longo da investigação, mostrando e refletindo sobre as situações observadas e vivenciadas nos contextos educativos.
id RCAP_e008bd9de693406e02e17c7b3005af0c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das criançasRotinasAlmoçoAutonomiaParticipaçãoEducador de InfânciaRoutinesLunchAutonomyParticipationChildhood EducatorO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Relativamente à metodologia a presente investigação insere-se na abordagem qualitativa, no paradigma interpretativo e rege-se pela investigação-ação. Como principais dispositivos de recolha de informação utilizei a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e análise documental. A problemática em estudo é transversal aos dois contextos educativos em que realizei os estágios, creche e jardim de infância. Este relatório tem como título: “A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças” e como questão de investigação: “Como é que o educador de infância pode organizar o momento de almoço de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para responder à questão de partida realizei várias observações e fiz algumas intervenções para potenciar o momento da hora do almoço. Após a recolha e reflexão de toda a informação foi possível compreender a importância da rotina, de uma forma geral e do momento da hora do almoço em particular, em contextos de educação de infância e como o educador é o principal responsável para que este momento seja um momento que proporcione autonomia e a participação das crianças. O presente relatório descreve, de uma forma detalhada, o percurso percorrido ao longo da investigação, mostrando e refletindo sobre as situações observadas e vivenciadas nos contextos educativos.This report was developed in the scope of the Master's degree in Pre-School Education, in Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Relative to the methodology, this investigation is included in the qualitative approach, in the paradigm interpretative and carried out as an action-research. As primary data collecting devices, I used participant observations, field notes, photographic records and documental analyses. The case of study transversed the two educational contexts in which I performed the internships, nursery and kindergarten. This report has the title: "The routine in childhood education: An addition to the autonomy and participation of the children" and the research question: "How can the childhood educator coordinate the moment of lunch to promote the autonomy and participation of the children?". To answer the starting question, I performed various observations and made some interventions to potentiate the moment of lunchtime. After collecting and analyzing all the data, it was possible to understand the importance of the routine, in general and lunchtime in particular, in childhood educational contexts and how the educator is the principal responsible so that this moment provides autonomy and participation of the children. This report describes the route traveled in the investigation, showing and reflecting on observed and experienced situations in educational contexts.Figueira, SofiaRepositório ComumFerreira, Filipa Alexandra Augusto2022-09-19T11:14:29Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41830TID:203059034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.452323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
title A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
spellingShingle A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
Ferreira, Filipa Alexandra Augusto
Rotinas
Almoço
Autonomia
Participação
Educador de Infância
Routines
Lunch
Autonomy
Participation
Childhood Educator
title_short A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
title_full A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
title_fullStr A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
title_full_unstemmed A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
title_sort A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças
author Ferreira, Filipa Alexandra Augusto
author_facet Ferreira, Filipa Alexandra Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Filipa Alexandra Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Rotinas
Almoço
Autonomia
Participação
Educador de Infância
Routines
Lunch
Autonomy
Participation
Childhood Educator
topic Rotinas
Almoço
Autonomia
Participação
Educador de Infância
Routines
Lunch
Autonomy
Participation
Childhood Educator
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Relativamente à metodologia a presente investigação insere-se na abordagem qualitativa, no paradigma interpretativo e rege-se pela investigação-ação. Como principais dispositivos de recolha de informação utilizei a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e análise documental. A problemática em estudo é transversal aos dois contextos educativos em que realizei os estágios, creche e jardim de infância. Este relatório tem como título: “A rotina em educação de infância: um contributo para a autonomia e participação das crianças” e como questão de investigação: “Como é que o educador de infância pode organizar o momento de almoço de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para responder à questão de partida realizei várias observações e fiz algumas intervenções para potenciar o momento da hora do almoço. Após a recolha e reflexão de toda a informação foi possível compreender a importância da rotina, de uma forma geral e do momento da hora do almoço em particular, em contextos de educação de infância e como o educador é o principal responsável para que este momento seja um momento que proporcione autonomia e a participação das crianças. O presente relatório descreve, de uma forma detalhada, o percurso percorrido ao longo da investigação, mostrando e refletindo sobre as situações observadas e vivenciadas nos contextos educativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19T11:14:29Z
2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41830
TID:203059034
url http://hdl.handle.net/10400.26/41830
identifier_str_mv TID:203059034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398464585728