O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10544 |
Resumo: | O presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças. |
id |
RCAP_75dbe88be8616cb919009982156c3ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infânciaRotinasAutonomiaParticipaçãoAprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioRoutinesAutonomyParticipationLearningO presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.This research project report is based on a transversal study to the contexts in which the teaching practise in a day nursery and kindergarten occurred. The subject-matter in study focuses on the promotion of children’s autonomy and the qualitative methodology is considered as a research-action methodology. The method of gathering information is based on the direct observation and documental analysis, complemented with assisted reflections and articulated with the events experienced in the contexts. Starting from the observations and the interventions that were made, some aspects concerning to the contribution of the daily routines in children’s autonomy will be interpreted, using scientific basis. The intervention focuses on optimizing the organization of routines in order to create favourable conditions for the development of children's autonomy in day nursery and kindergarten. It also allows the building of relationships between children and child-adult, and the sense of participation and responsibility. All this process involves a reflexive action of practice and attention to the needs and interests of children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalLemos, ÂngelaRepositório ComumGonçalves, Andreia Filipa Rodrigues2015-12-18T15:52:24Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10544TID:201576112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:02.550912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
title |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
spellingShingle |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues Rotinas Autonomia Participação Aprendizagem Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Routines Autonomy Participation Learning |
title_short |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
title_full |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
title_fullStr |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
title_sort |
O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância |
author |
Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues |
author_facet |
Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lemos, Ângela Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rotinas Autonomia Participação Aprendizagem Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Routines Autonomy Participation Learning |
topic |
Rotinas Autonomia Participação Aprendizagem Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Routines Autonomy Participation Learning |
description |
O presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18T15:52:24Z 2015-12 2015-12 2015-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10544 TID:201576112 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10544 |
identifier_str_mv |
TID:201576112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135338062413824 |