O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10544
Resumo: O presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.
id RCAP_75dbe88be8616cb919009982156c3ec6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infânciaRotinasAutonomiaParticipaçãoAprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioRoutinesAutonomyParticipationLearningO presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.This research project report is based on a transversal study to the contexts in which the teaching practise in a day nursery and kindergarten occurred. The subject-matter in study focuses on the promotion of children’s autonomy and the qualitative methodology is considered as a research-action methodology. The method of gathering information is based on the direct observation and documental analysis, complemented with assisted reflections and articulated with the events experienced in the contexts. Starting from the observations and the interventions that were made, some aspects concerning to the contribution of the daily routines in children’s autonomy will be interpreted, using scientific basis. The intervention focuses on optimizing the organization of routines in order to create favourable conditions for the development of children's autonomy in day nursery and kindergarten. It also allows the building of relationships between children and child-adult, and the sense of participation and responsibility. All this process involves a reflexive action of practice and attention to the needs and interests of children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalLemos, ÂngelaRepositório ComumGonçalves, Andreia Filipa Rodrigues2015-12-18T15:52:24Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10544TID:201576112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:02.550912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
title O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
spellingShingle O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues
Rotinas
Autonomia
Participação
Aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Autonomy
Participation
Learning
title_short O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
title_full O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
title_fullStr O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
title_full_unstemmed O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
title_sort O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
author Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues
author_facet Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Ângela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Rotinas
Autonomia
Participação
Aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Autonomy
Participation
Learning
topic Rotinas
Autonomia
Participação
Aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Autonomy
Participation
Learning
description O presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18T15:52:24Z
2015-12
2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10544
TID:201576112
url http://hdl.handle.net/10400.26/10544
identifier_str_mv TID:201576112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135338062413824