Do trabalho obrigado ao trabalho desejado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13907 |
Resumo: | BEZERRA BARBOSA, Fátima Maria (2011). Do trabalho obrigado ao trabalho desejado. Revista Educação Skepsis, n. 2 – Formação Profissional, vol. I. Contextos de la formación profesional. São Paulo: skepsis.org. |
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Do trabalho obrigado ao trabalho desejadoEducaçãoProfissionalTrabalhoÓcioValoresCriatividadeInovaçãoEducation-trainingWorkLeisureValuesCreativityInnovationBEZERRA BARBOSA, Fátima Maria (2011). Do trabalho obrigado ao trabalho desejado. Revista Educação Skepsis, n. 2 – Formação Profissional, vol. I. Contextos de la formación profesional. São Paulo: skepsis.org.Propomos uma reflexão crítica sobre a importância do trabalho/ educação profissional como aposta/resposta, aos desafios da sociedade actual. As características da nossa sociedade, centrada essencialmente na objectividade do conhecimento e na racionalidade instrumental, promove o desenvolvimento exponencial do sistema económico que se torna cada vez mais complexo e se apodera de todos os âmbitos da vida gerando o mal estar subjectivo. O sistema educativo e, dentro dele a educação profissional, perdeu a sua finalidade, o desenvolvimento integral do homem, preocupando-se essencialmente com os valores da eficiência e da eficácia. Importa integrar no mundo do trabalho e da educação profissional elementos de outros âmbitos ligados ao prazer, às emoções, ao relacionamento interpessoal, à ética e à estética. Pensamos que desta forma podemos contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, humanizando o homem e a sociedade e, simultaneamente, contribuir para a construção de um paradigma diferente.We propose a critical reflection on the importance of work/ professional education as a bet / response to the challenges of today's society. The characteristics of our society, focusing primarily on the objectivity of knowledge and rationality, promoting the exponential development of the economic system becomes increasingly complex and takes hold of all spheres of life, generating subjective discomfort. The educational system, and within it the professional education, has lost its purpose, the integral development of mankind; it is concerned primarily with the values of efficiency and effectiveness. It should be integrated into the world of work and vocational education elements of other areas linked to pleasure, emotions, interpersonal relationships, ethics and aesthetics. We think that this way we can contribute to the development of creativity and innovation, humanizing individuals and society, while contributing to the construction of a different paradigm.Universidade do MinhoBarbosa, Fátima20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13907por2177-9163info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:49.882030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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