O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cláudio Jorge Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6930
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_e010d486a2146f24d1a02a5c9f3b6a97
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito AgrícolaMarketingMarketing relacionalConsumidoresRedes sociaisFacebookCrédito AgrícolaEngagementRelational marketingConsumersSocial mediaDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Num mundo cada vez mais tecnológico, as redes sociais são exemplo disso, capaz de ligar o mundo através de um click. Neste aspeto, as empresas têm apostado mais nas redes sociais, por ser onde os seus consumidores e potenciais consumidores se encontram no mundo online, e as empresas devem estar presentes onde os seus consumidores estão. Deste modo nos últimos anos tem-se verificado cada vez mais, que as empresas investem mais dos seus recursos nestas plataformas, sendo um meio rápido e eficaz para chegar ao seu público alvo. O presente trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de engagement dos utilizadores que seguem a Pagina do Facebook do Crédito Agrícola (CA). Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, sendo que o método a usar nesta investigação foi do tipo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra total de 334 inquiridos, dos quais elegíveis para o estudo uma amostra de 242 seguidores da página do Facebook do Crédito Agrícola. Os resultados analisados demonstraram que existe um nível médio de engagement com a página do CA no Facebook, sobressaindo a ligação afetiva, seguida da cognitiva e, por fim, de ativação.ABSTRACT: In a World each day more technological, the social media are an example of this, capable of connecting the World with a click. In this sense, companies have been betting more on social networks, because that is where their consumers and potential consumers are in the online world, and the companies should be present where their consumers are. So, on the last years it has been seen even more that the companies invest more of their resources on these platforms, being a quick medium and effective to get to their target-group. This work has as a main goal the study of the level of engagement of the users that follow the Facebook page of Crédito Agrícola (CA). A descriptive exploratory study has been developed, being that the method to be used on this investigation will be of the quantitive type, through the application of a query by questionnaire to a total sample of 334 inquiries, of whitch electable for the study, a sample of 242 followers of the Crédito Agrícola Facebook page. The analyzed results showed that there is a medium level of engagement with the CA page on Facebook, with special effect on the affective connection, followed by the cognitive and, finally, activation.Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLNunes, Cláudio Jorge Oliveira2017-04-20T07:42:39Z2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6930TID:201606160porNUNES, Cláudio Jorge Oliveira - O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:59.184721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
title O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
spellingShingle O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
Nunes, Cláudio Jorge Oliveira
Marketing
Marketing relacional
Consumidores
Redes sociais
Facebook
Crédito Agrícola
Engagement
Relational marketing
Consumers
Social media
title_short O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
title_full O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
title_fullStr O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
title_full_unstemmed O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
title_sort O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
author Nunes, Cláudio Jorge Oliveira
author_facet Nunes, Cláudio Jorge Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sandra Marisa Lopes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cláudio Jorge Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing relacional
Consumidores
Redes sociais
Facebook
Crédito Agrícola
Engagement
Relational marketing
Consumers
Social media
topic Marketing
Marketing relacional
Consumidores
Redes sociais
Facebook
Crédito Agrícola
Engagement
Relational marketing
Consumers
Social media
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
2016-12-14T00:00:00Z
2017-04-20T07:42:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6930
TID:201606160
url http://hdl.handle.net/10400.21/6930
identifier_str_mv TID:201606160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NUNES, Cláudio Jorge Oliveira - O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133419036213248