A influência do copywriting no engagement no Facebook: o caso Cachapuz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carina Fernandes de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74044
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling A influência do copywriting no engagement no Facebook: o caso CachapuzCopywritingEngagementMarketing de conteúdoRedes sociaisFacebookContent marketingEngagementSocial mediaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O presente relatório procura entender como o copywriting pode influenciar o engagement no mundo digital das empresas, mais precisamente, na rede social Facebook. Esta questão surge da minha experiência de estágio, que me permitiu trabalhar no setor das redes sociais. Através do Marketing Digital, que nasceu com a Internet, surge o Marketing de Conteúdo que possui uma influência enorme no mundo digital, sendo ele responsável pela criação de uma peça capaz de atrair quem deseja. Propagar ideias, conhecimentos e divulgar produtos passou a ser feito de forma mais fácil e rápida. Atualmente, as redes sociais são uma “ferramenta indispensável no arsenal de marcas e negócios de todos os tipos, com novas oportunidades para construir relacionamentos, envolver-se com clientes e aumentar as vendas” (Macarthy, 2014, p. 3), assim como, divulgar-se a si mesmos. Neste sentido, o Facebook foi um dos principais pilares nesta revolução, capaz de criar novas formas de estabelecer contactos pessoais e profissionais. A materialização de conteúdos dá-se, entre outras formas, através da elaboração de copys1 para publicações nas redes sociais. O copywriting entendido como o processo criativo de escrita de texto para anúncios ou material publicitário (Bowdery, 2008) torna-se, assim, um ponto essencial, pois aborda os utilizadores da melhor forma para comunicarem a “mesma língua”, possibilitando que a mensagem seja bem recebida. Para Figueiredo, “o texto é a grande chance de aumentar o contato do consumidor com a marca” (2005, p. 34). Observando a atividade dos utilizadores das redes sociais, sobressaem dois fatores de relevo: a participação e o envolvimento (ou engagement). O engagement traduz-se na capacidade de envolver os utilizadores em interações significativas e vantajosas. “A ciência de obter atenção é complementada pela delicada arte de ganhar e cultivar relacionamentos” (Solis, 2010, p. xiv). Através do presente relatório foi possível concluir que o copywriting influencia o engagement, quer através do tema retratado, do tom de escrita, entre outros fatores que contribuem para o sucesso de uma publicação. O caso estudado revela, de forma geral, um baixo grau de interação e envolvimento face ao copywriting produzido nas publicações da página de Facebook da Cachapuz.This report seeks to understand how copywriting can influence the engagement in companies digital world, more precisely, on the social media Facebook. This question arises from my internship experience, that allowed me to work on social medias. As Larossa says with “the growth and advancement of the Internet, millions of people started using technology to propagate their ideas, their knowledge" (2016, p. 79) and publicize their products. Through Digital Marketing, which was born with the Internet, Content Marketing emerges with a huge influence in the digital world, being responsible for creating a piece capable of attracting those who want it. Currently, social media are an “indispensable tool in the arsenal of brands and businesses of all kind, with new opportunities to build relationships, engage with costumers and increase sales” (Macarthy, 2014, p.3), as well as, disclose themselves. Facebook was one of the main pillars of this revolution, capable of creating new ways of establishing personal and professional contacts. The materialization of content occurs in several ways, being one of them the creation of copys for publications on social media. Copywriting seen as “the creative process of writing text for advertisements or advertising material” (Bowdery, 2008) thus becomes an essential point, as it addresses users in the best way to communicate “the same language”, allowing that the message is well received. For Figueiredo, “the text is a great chance to increase consumer contact with the brand” (2005, p. 34). In understanding of the activities of users in communication processes on social media, some details of great importance arise, such as participation and engagement. This concept translates into the ability to involve users in meaningful and beneficial interactions. “The science of getting attention is complemented by the delicate art of winning and cultivating relationships” (Solis, 2010, p. xiv). Through this report it was possible to conclude that copywriting influences engagement, whether through the theme portrayed, the tone of writing, among other factors that contribute to the success of a publication. The case studied reveals, in general, a low degree of interaction and involvement compared to the copywriting produced in the publications of Cachapuz's Facebook page.Balonas, SaraUniversidade do MinhoFerreira, Carina Fernandes de Sousa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74044por202699277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:19.812511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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