Educação Infantil no Rio de Janeiro: novos rumos, velhas ideias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousada, Virgínia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/18
Resumo: Este artigo discute as políticas implementadas no atendimento à educação infantil da rede pública municipal do Rio de Janeiro, de 2009 a 2016, entendendo que elas estão inseridas nos debates sobre a primeira infância. Para a gestão municipal responsável por tais políticas, o investimento nesta faixa etária era importante porque possibilitaria a melhora do percurso de escolarização de crianças que frequentaram a educação infantil, principalmente na questão da alfabetização. Como ferramenta metodológica, privilegiou‐se estudar os documentos que as implementaram. A partir desta análise, pretende‐se desnaturalizar o “padrão de excelência” defendido pela gestão do período e entender os impactos no cotidiano da rede, a partir da crítica à concepção de que a educação infantil deve ser a etapa de preparação para o ensino fundamental.
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