Educação infantil brasileira: influências e contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780 |
Resumo: | A Educação Infantil brasileira, desde a sua origem, no século XIX, recebe influências internacionais. Os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, além das organizações e acordos internacionais, de que o Brasil é signatário, pautaram as políticas públicas implantadas para esta faixa etária desde o tempo do Império até aos dias atuais. O artigo discute, a partir de pesquisas realizadas sobre o tema e a legislação, as principais influências e contextos da Educação Infantil brasileira até à sua inclusão, em 2017, no programa de alfabetização vigente no país, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos na alfabetização. Pretende-se, por meio das reflexões propostas, contribuir para uma compreensão dos caminhos percorridos pela Educação Infantil e dos jogos de interesse existentes na complexidade educacional do país. |
id |
UNICID_5947e4d401e034777e5a4c9ee5147899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/780 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil brasileira: influências e contextosAlfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais.A Educação Infantil brasileira, desde a sua origem, no século XIX, recebe influências internacionais. Os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, além das organizações e acordos internacionais, de que o Brasil é signatário, pautaram as políticas públicas implantadas para esta faixa etária desde o tempo do Império até aos dias atuais. O artigo discute, a partir de pesquisas realizadas sobre o tema e a legislação, as principais influências e contextos da Educação Infantil brasileira até à sua inclusão, em 2017, no programa de alfabetização vigente no país, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos na alfabetização. Pretende-se, por meio das reflexões propostas, contribuir para uma compreensão dos caminhos percorridos pela Educação Infantil e dos jogos de interesse existentes na complexidade educacional do país.Universidade Cidade de São Paulo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/78010.26843/v13.n1.2020.780.p230-248Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-2481982-863210.26843/ae.v13.n1.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780/737Copyright (c) 2019 Manuel Tavares Gomes, Andreia Menarbiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenarbini, AndreiaGomes, Manuel Tavares2023-07-22T22:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/780Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:24:26Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
title |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
spellingShingle |
Educação infantil brasileira: influências e contextos Menarbini, Andreia Alfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais. |
title_short |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
title_full |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
title_fullStr |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
title_full_unstemmed |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
title_sort |
Educação infantil brasileira: influências e contextos |
author |
Menarbini, Andreia |
author_facet |
Menarbini, Andreia Gomes, Manuel Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Manuel Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menarbini, Andreia Gomes, Manuel Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais. |
topic |
Alfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais. |
description |
A Educação Infantil brasileira, desde a sua origem, no século XIX, recebe influências internacionais. Os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, além das organizações e acordos internacionais, de que o Brasil é signatário, pautaram as políticas públicas implantadas para esta faixa etária desde o tempo do Império até aos dias atuais. O artigo discute, a partir de pesquisas realizadas sobre o tema e a legislação, as principais influências e contextos da Educação Infantil brasileira até à sua inclusão, em 2017, no programa de alfabetização vigente no país, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos na alfabetização. Pretende-se, por meio das reflexões propostas, contribuir para uma compreensão dos caminhos percorridos pela Educação Infantil e dos jogos de interesse existentes na complexidade educacional do país. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780 10.26843/v13.n1.2020.780.p230-248 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n1.2020.780.p230-248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780/737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Manuel Tavares Gomes, Andreia Menarbini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Manuel Tavares Gomes, Andreia Menarbini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248 Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248 Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248 1982-8632 10.26843/ae.v13.n1.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140441964544 |