Escrita na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo responder à seguinte questão: Devemos ou não ensinar a ler e escrever na Educação Infantil? Esta é uma questão polêmica entre os professores da educação infantil e sua resposta tem uma implicação direta na prática pedagógica relativa à aprendizagem da língua escrita tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tentar respondê-la, primeiramente, pesquisamos a história da educação Infantil no Brasil. O intuito foi buscar a origem da idéia comum entre os profissionais da educação infantil de que esta fase da educação básica não deve se preocupar em alfabetizar as crianças. Em seguida apresentamos o Histórico da UMEI Mariquinhas para demonstrar não apenas a luta de uma comunidade pelo direito à moradia e à educação, mas também que a criação dessa escola foi permeada por uma concepção assistencialista da educação infantil, cujo objetivo era cuidar dos filhos das mulheres que trabalhavam fora. Finalmente passamos para a discutir a escrita na educação infantil, dialogando com vários autores a respeito da alfabetização na educação Infantil. Realizada a pesquisa bibliográfica e a aplicação do plano de ação foi possível concluir que as crianças vivem em um mundo letrado por isso já chegam à escola com uma boa bagagem de conhecimentos sobre a escrita. Assim cabe à escola valorizar os conhecimentos prévios das crianças e fazer um trabalho sistemático de alfabetização e letramento, de forma lúdica e agradável. Conclui que podemos sim alfabetizar na educação infantil pois o que importa na aprendizagem da leitura e escrita nessa etapa é a prática pedagógica do professor. |
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