O sagrado e o profano em Olivier Messiaen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Helena
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santana, Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5650
Resumo: Neste artigo pretendemos mostrar de que forma o sagrado e o profano se manifestam na obra de Olivier Messiaen. Sabendo que o autor é fortemente influenciado pela Natureza que, para ele, reflecte o Divino, mostraremos de que forma os seus elementos se transmutam num universo de som que, próprio, reflecte uma mestria técnica, estilística e estética imcomparável. Sendo um dos maiores e mais inovadores compositores da História da Música, a sua obra contribui para a manifestação do Divino numa vivência plena de fé e contrastes.
id RCAP_e01441e639bd43d578f0a34374a0012f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/5650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sagrado e o profano em Olivier MessiaenOlivier MessiaenMúsica século XXCanto dos pássarosNaturezaDivinoNeste artigo pretendemos mostrar de que forma o sagrado e o profano se manifestam na obra de Olivier Messiaen. Sabendo que o autor é fortemente influenciado pela Natureza que, para ele, reflecte o Divino, mostraremos de que forma os seus elementos se transmutam num universo de som que, próprio, reflecte uma mestria técnica, estilística e estética imcomparável. Sendo um dos maiores e mais inovadores compositores da História da Música, a sua obra contribui para a manifestação do Divino numa vivência plena de fé e contrastes.In this article we want to show how the spiritual and the secular are used in the work of Olivier Messiaen. This author employs the nature as an element that reflects the divine. These elements transform the sound and reflect his techniques, style and aesthetics. As a great composer of the 20th century, his work contributes to the divine manifestations of his faith.Instituto Politécnico da Guarda2012-01-31T16:51:17Z2007-11-01T00:00:00Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5650porSantana, HelenaSantana, Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:42Zoai:ria.ua.pt:10773/5650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:41.855935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
title O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
spellingShingle O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
Santana, Helena
Olivier Messiaen
Música século XX
Canto dos pássaros
Natureza
Divino
title_short O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
title_full O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
title_fullStr O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
title_full_unstemmed O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
title_sort O sagrado e o profano em Olivier Messiaen
author Santana, Helena
author_facet Santana, Helena
Santana, Rosário
author_role author
author2 Santana, Rosário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Helena
Santana, Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Olivier Messiaen
Música século XX
Canto dos pássaros
Natureza
Divino
topic Olivier Messiaen
Música século XX
Canto dos pássaros
Natureza
Divino
description Neste artigo pretendemos mostrar de que forma o sagrado e o profano se manifestam na obra de Olivier Messiaen. Sabendo que o autor é fortemente influenciado pela Natureza que, para ele, reflecte o Divino, mostraremos de que forma os seus elementos se transmutam num universo de som que, próprio, reflecte uma mestria técnica, estilística e estética imcomparável. Sendo um dos maiores e mais inovadores compositores da História da Música, a sua obra contribui para a manifestação do Divino numa vivência plena de fé e contrastes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01T00:00:00Z
2007-11
2012-01-31T16:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/5650
url http://hdl.handle.net/10773/5650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137487196520448