Escola de segunda oportunidade : a vida não tem de ficar à porta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52483 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
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Escola de segunda oportunidade : a vida não tem de ficar à portaAbandono escolar precoceJovensComportamentos de riscoEducação inclusivaRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente relatório de estágio curricular, integrado no Mestrado em Educação e Formação com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, corresponde ao resultado da minha participação no Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, centrado no projeto das Escolas de Segunda Oportunidade. Este estágio insere-se no âmbito deste projeto e implicou um estudo acerca das Escolas de Segunda Oportunidade existentes no país, bem como na Europa. Surge a partir da intenção do Município de Lisboa de criar uma Escola de Segunda Oportunidade na cidade, reconhecendo que o abandono escolar precoce tem sido um problema que a autarquia tem enfrentado ao longo dos anos, existindo a necessidade de dar resposta aos jovens em situação de risco. Com o desenrolar do estágio procurou-se identificar quais as características que um professor de uma Escola de Segunda Oportunidade deve ter, através de recolha e análise documental, assim como entrevistas. A análise dos dados obtidos revela que os professores que se envolvem em Escolas de Segundas Oportunidades precisam ter desenvolvidas competências e disposições que lhes permitam lidar com as situações complexas que constituem estes contextos. Entre estas, e tendo em conta as pesquisas efetuadas, salientam-se ter uma forte capacidade de resiliência, autorregulação emocional, gestão de conflitos, improviso, trabalho em equipa, deverão, também, ter “mente aberta” e, essencialmente, ser tolerantes face à pressão, empáticos assim como ter gosto e motivação pelo projetoThis curricular internship report, part of the Master in Education and Training with specialization in Social and Cultural Development of the Institute of Education of the University of Lisbon, corresponds to the result of my participation in the Department of Education of the City Council of Lisbon, centered on the project of Second Chance Schools. This internship is part of this project and involved a study of the Second Chance Schools existing in the country, as well as in Europe. It arises from the intention of the Municipality of Lisbon to create a Second Chance School in the city, recognizing that early school leaving has been a problem that the municipality has faced over the years, and there is a need to respond to young people in situations of risk. With the course of the internship, we tried to identify which characteristics a teacher from a Second Chance School should have, through document collection and analysis, as well as interviews. The analysis of the data obtained reveals that teachers involved in Second Opportunity Schools need to have developed skills and dispositions that allow them to deal with the complex situations that constitute these contexts. Among these, and taking into account the research carried out, it is worth highlighting having a strong capacity for resilience, emotional self-regulation, conflict management, improvisation, teamwork, they should also have an "open mind" and, essentially, be tolerant towards to pressure, empathetic as well as having passion and motivation for the project.Caetano, Ana Paula, 1962-Paz, Ana LuísaRepositório da Universidade de LisboaMendes, Helena Cecília Lamas2022-04-21T10:53:40Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52483TID:203059832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:35.947500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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