Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56880 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_b56c4b87a8a6f44951bc3f54f6648a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56880 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequênciaAprendizagemFormação profissionalJovensMotivaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente relatório intitulado “Jovens nos Cursos de Aprendizagem: Razões para a Frequência” insere-se no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, na área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação. O estágio curricular foi desenvolvido no Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão no Departamento de Orientação Profissional, entre Outubro de 2021 e Maio de 2022. O relatório é composto por duas componentes: (1) O Estágio - Análise e Caracterização do Local de Estágio e o Enquadramento; (2) Estudo Realizado - Jovens nos Cursos de Aprendizagem de Estética e Mecatrónica: Razões para a frequência - Conceitos Abordados, Questão de Partida e Objetivos de Estudo. A metodologia utilizada no presente trabalho é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a diversas técnicas de recolha de dados, como pesquisa documental relevante para a caracterização do local de estágio, entrevista semi-diretiva utilizada na recolha de dados relativos aos formandos dos cursos de aprendizagem e a observação participante de forma a recolher dados relativos à organização e aos formandos. As vivências e experiências obtidas através do estágio curricular permitiram à autora deste Relatório conhecer melhor o Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão e perceber como é que os formandos vivenciam a formação relativamente ao seu percurso educativo, motivações, satisfação face ao curso e expectativas profissionais.This report entitled "Young People in Professional Learning Courses: Reasons for Attending" is part of the 2nd cycle of studies leading to the degree of Master in Education and Training, in the specialization area of Organization and Management of Education and Training. The curricular internship was developed in the Alcoitão Vocational Training and Rehabilitation Center in the Vocational Guidance Department, between October 2021 and May 2022. The report is composed of two components: (1) The Internship - Analysis and Characterization of the Internship Site and the Framework; (2) Study Conducted - Motivations of Youth in the Aesthetics and Mechatronics Apprenticeship Courses - Concepts Approached, Starting Question and Study Objectives. The methodology used in this work is qualitative in nature, using several data collection techniques: documentary research relevant to the characterization of the place of training, semidirective interview used to collect data on the trainees of the apprenticeship courses and participant observation in order to collect data on the organization and trainees. The experiences obtained through the curricular internship allowed us to get to know the Alcoitão Vocational Training and Rehabilitation Center better and understand how the trainees experience the training in relation to their educational path, motivations, satisfaction with the course and professional expectations.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Catarina Alexandra do Canto2023-03-28T15:27:28Z20222022-09-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56880TID:203287665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.233394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
title |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
spellingShingle |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência Pereira, Catarina Alexandra do Canto Aprendizagem Formação profissional Jovens Motivação Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
title_full |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
title_fullStr |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
title_full_unstemmed |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
title_sort |
Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência |
author |
Pereira, Catarina Alexandra do Canto |
author_facet |
Pereira, Catarina Alexandra do Canto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Catarina Alexandra do Canto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Formação profissional Jovens Motivação Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Formação profissional Jovens Motivação Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-16 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-28T15:27:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56880 TID:203287665 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56880 |
identifier_str_mv |
TID:203287665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134627450847232 |