Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Alexandra do Canto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56880
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_b56c4b87a8a6f44951bc3f54f6648a3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequênciaAprendizagemFormação profissionalJovensMotivaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente relatório intitulado “Jovens nos Cursos de Aprendizagem: Razões para a Frequência” insere-se no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, na área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação. O estágio curricular foi desenvolvido no Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão no Departamento de Orientação Profissional, entre Outubro de 2021 e Maio de 2022. O relatório é composto por duas componentes: (1) O Estágio - Análise e Caracterização do Local de Estágio e o Enquadramento; (2) Estudo Realizado - Jovens nos Cursos de Aprendizagem de Estética e Mecatrónica: Razões para a frequência - Conceitos Abordados, Questão de Partida e Objetivos de Estudo. A metodologia utilizada no presente trabalho é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a diversas técnicas de recolha de dados, como pesquisa documental relevante para a caracterização do local de estágio, entrevista semi-diretiva utilizada na recolha de dados relativos aos formandos dos cursos de aprendizagem e a observação participante de forma a recolher dados relativos à organização e aos formandos. As vivências e experiências obtidas através do estágio curricular permitiram à autora deste Relatório conhecer melhor o Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão e perceber como é que os formandos vivenciam a formação relativamente ao seu percurso educativo, motivações, satisfação face ao curso e expectativas profissionais.This report entitled "Young People in Professional Learning Courses: Reasons for Attending" is part of the 2nd cycle of studies leading to the degree of Master in Education and Training, in the specialization area of Organization and Management of Education and Training. The curricular internship was developed in the Alcoitão Vocational Training and Rehabilitation Center in the Vocational Guidance Department, between October 2021 and May 2022. The report is composed of two components: (1) The Internship - Analysis and Characterization of the Internship Site and the Framework; (2) Study Conducted - Motivations of Youth in the Aesthetics and Mechatronics Apprenticeship Courses - Concepts Approached, Starting Question and Study Objectives. The methodology used in this work is qualitative in nature, using several data collection techniques: documentary research relevant to the characterization of the place of training, semidirective interview used to collect data on the trainees of the apprenticeship courses and participant observation in order to collect data on the organization and trainees. The experiences obtained through the curricular internship allowed us to get to know the Alcoitão Vocational Training and Rehabilitation Center better and understand how the trainees experience the training in relation to their educational path, motivations, satisfaction with the course and professional expectations.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Catarina Alexandra do Canto2023-03-28T15:27:28Z20222022-09-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56880TID:203287665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.233394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
title Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
spellingShingle Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
Pereira, Catarina Alexandra do Canto
Aprendizagem
Formação profissional
Jovens
Motivação
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
title_full Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
title_fullStr Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
title_full_unstemmed Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
title_sort Jovens nos cursos de aprendizagem : razões para a frequência
author Pereira, Catarina Alexandra do Canto
author_facet Pereira, Catarina Alexandra do Canto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Catarina Alexandra do Canto
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Formação profissional
Jovens
Motivação
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Formação profissional
Jovens
Motivação
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-09-16
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-28T15:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56880
TID:203287665
url http://hdl.handle.net/10451/56880
identifier_str_mv TID:203287665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134627450847232