Regulação emocional, rendimento académico e o comportamento em sala de aula, em jovens do 2º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5277 |
Resumo: | A corrente investigação pretende verificar se a regulação emocional tem um impacto significativo no rendimento académico e no comportamento em sala de aula, em jovens do 2º Ciclo. Assim sendo, este estudo quantitativo de carácter transversal integrou uma amostra por conveniência de 75 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. É na adolescência que ocorre a construção da identidade pessoal, onde se verifica uma crucial transformação do adolescente, na qual os pensamentos, as emoções e o corpo sofrem mutações. As emoções têm uma enorme influência nos resultados das avaliações escolares, como por exemplo, a existência de elevados níveis de ansiedade, que podem ter repercussões no desempenho escolar. As emoções exercem um papel fundamental na gestão de conflitos e na forma de resolver os mesmos. Os problemas emocionais e comportamentais, que ocorrem nas salas de aula, aparentam ter um padrão de reciprocidade entre uma relação de causa e consequência. De forma a corroborar o principal objetivo desta investigação, os jovens responderam a um protocolo constituído por três questionários, sendo que dois deles foram de autorresposta dos alunos participantes, nomeadamente, o questionário de regulação emocional e o questionário sociodemográfico/escolar, e o terceiro instrumento foi direcionado aos professores para que estes avaliassem o comportamento em sala de aula de cada aluno, individualmente. A análise dos dados revelou um impacto significativo da regulação emocional, mais especificamente da dimensão do controlo emocional, em todas as restantes dimensões das variáveis estudadas, tendo sido possível cumprir todos os objetivos propostos. |
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