À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14642
Resumo: O presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
id RCAP_e0484e4881798780b6c1299636c7c440
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosConsciência fonológicaConsciência da palavraCriançasEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.The present study, which was held within the Supervised Teaching Practice unit of the Master’s degree in Preschool Education, in the academic year of 2018/2019, took place in a public institution in a kindergarten context in Almancil, in the municipality of Loulé, under the theme “The discovery of words: promoting word awareness in a 4- and 5-year-old group”. It was observed in the group, that most children showed not knowing how to identify a sentence and the words that composed it, which aroused attention and justified the relevance of promoting playful games on word awareness, in order to meet the interests and children's needs. The research was conducted with a group of eleven children, which started with an initial assessment and later learning situations were carried out that involved the whole group of children and that developed word awareness and stimulated the task of word segmentation. Lastly, the final evaluation was done with the eleven participating children. The study methodology is of a quantitative nature as well as its data processing. However, qualitative information gathering tools, such as participant observation and field notes, were used to better complement the information collected. Analysis of the data collected revealed that there was a evolution in the children from the initial to the final evaluation, revealing that the games performed in the pedagogical intervention promoted and stimulated the interest and love for the word awareness.Horta, Maria Helena Martins da CruzRodrigues, Susana Filipa ViegasSapientiaRodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira2020-08-24T11:51:00Z2020-01-232020-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14642TID:202487466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:39.014269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
title À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
spellingShingle À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira
Consciência fonológica
Consciência da palavra
Crianças
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
title_full À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
title_fullStr À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
title_full_unstemmed À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
title_sort À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos
author Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira
author_facet Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Rodrigues, Susana Filipa Viegas
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Consciência da palavra
Crianças
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Consciência fonológica
Consciência da palavra
Crianças
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24T11:51:00Z
2020-01-23
2020-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/14642
TID:202487466
url http://hdl.handle.net/10400.1/14642
identifier_str_mv TID:202487466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133296135766016