Melodia e palavras numa canção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83
Resumo: UID/EAT/00693/2013 PD/BD/114489/2016
id RCAP_e0576ffb20199a18d3266adee627a4fb
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/70019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melodia e palavras numa cançãoMelody and Words in a SongIssues Regarding Song Teaching from Preschool through 4th GradeQuestões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básicoSongs with wordsSongs without wordsSong recognitionVocal performanceMusic Learning TheoryUID/EAT/00693/2013 PD/BD/114489/2016A canção é, porventura, o recurso musical mais utilizado em jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico. Considerando que o desenvolvimento linguístico e musical destes grupos etários está numa fase sensível, este ensaio procura aprofundar a relação entre palavras e melodia numa canção. Referem-se vários estudos realizados na área da perceção e cognição musical, descrevendo-se as implicações da interação entre ambas as componentes para a identidade de uma canção e seu reconhecimento auditivo. Reconhecendo que existem diferentes formas de escutar e de aprender, comparam-se várias investigações no que respeita ao ensino de canções com palavras e sem palavras, às diferenças encontradas no seu desempenho vocal e aos procedimentos imersivo e frase-por-frase utilizados no ensino de canções. Procura-se ainda contextualizar a importância atribuída às canções sem palavras no âmbito da Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon. Por fim, à luz dos estudos analisados, resumem-se os aspetos mais importantes a considerar no ensino de uma canção e em investigações futuras.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)Departamento de Ciências Musicais (DCM)RUNPereira, Ana IsabelRodrigues, Helena2019-05-17T22:16:33Z2016-09-072016-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13application/pdfhttps://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83por1647-905XPURE: 12009520https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/PDFhttps://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:33:13Zoai:run.unl.pt:10362/70019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:03.346029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melodia e palavras numa canção
Melody and Words in a SongIssues Regarding Song Teaching from Preschool through 4th Grade
Questões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico
title Melodia e palavras numa canção
spellingShingle Melodia e palavras numa canção
Pereira, Ana Isabel
Songs with words
Songs without words
Song recognition
Vocal performance
Music Learning Theory
title_short Melodia e palavras numa canção
title_full Melodia e palavras numa canção
title_fullStr Melodia e palavras numa canção
title_full_unstemmed Melodia e palavras numa canção
title_sort Melodia e palavras numa canção
author Pereira, Ana Isabel
author_facet Pereira, Ana Isabel
Rodrigues, Helena
author_role author
author2 Rodrigues, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)
Departamento de Ciências Musicais (DCM)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Isabel
Rodrigues, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Songs with words
Songs without words
Song recognition
Vocal performance
Music Learning Theory
topic Songs with words
Songs without words
Song recognition
Vocal performance
Music Learning Theory
description UID/EAT/00693/2013 PD/BD/114489/2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
2016-09-07T00:00:00Z
2019-05-17T22:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83
url https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-905X
PURE: 12009520
https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/PDF
https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137971866173440