Melodia e palavras numa canção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83 |
Resumo: | UID/EAT/00693/2013 PD/BD/114489/2016 |
id |
RCAP_e0576ffb20199a18d3266adee627a4fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/70019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Melodia e palavras numa cançãoMelody and Words in a SongIssues Regarding Song Teaching from Preschool through 4th GradeQuestões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básicoSongs with wordsSongs without wordsSong recognitionVocal performanceMusic Learning TheoryUID/EAT/00693/2013 PD/BD/114489/2016A canção é, porventura, o recurso musical mais utilizado em jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico. Considerando que o desenvolvimento linguístico e musical destes grupos etários está numa fase sensível, este ensaio procura aprofundar a relação entre palavras e melodia numa canção. Referem-se vários estudos realizados na área da perceção e cognição musical, descrevendo-se as implicações da interação entre ambas as componentes para a identidade de uma canção e seu reconhecimento auditivo. Reconhecendo que existem diferentes formas de escutar e de aprender, comparam-se várias investigações no que respeita ao ensino de canções com palavras e sem palavras, às diferenças encontradas no seu desempenho vocal e aos procedimentos imersivo e frase-por-frase utilizados no ensino de canções. Procura-se ainda contextualizar a importância atribuída às canções sem palavras no âmbito da Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon. Por fim, à luz dos estudos analisados, resumem-se os aspetos mais importantes a considerar no ensino de uma canção e em investigações futuras.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)Departamento de Ciências Musicais (DCM)RUNPereira, Ana IsabelRodrigues, Helena2019-05-17T22:16:33Z2016-09-072016-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13application/pdfhttps://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83por1647-905XPURE: 12009520https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/PDFhttps://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:33:13Zoai:run.unl.pt:10362/70019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:03.346029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melodia e palavras numa canção Melody and Words in a SongIssues Regarding Song Teaching from Preschool through 4th Grade Questões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico |
title |
Melodia e palavras numa canção |
spellingShingle |
Melodia e palavras numa canção Pereira, Ana Isabel Songs with words Songs without words Song recognition Vocal performance Music Learning Theory |
title_short |
Melodia e palavras numa canção |
title_full |
Melodia e palavras numa canção |
title_fullStr |
Melodia e palavras numa canção |
title_full_unstemmed |
Melodia e palavras numa canção |
title_sort |
Melodia e palavras numa canção |
author |
Pereira, Ana Isabel |
author_facet |
Pereira, Ana Isabel Rodrigues, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) Departamento de Ciências Musicais (DCM) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Isabel Rodrigues, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Songs with words Songs without words Song recognition Vocal performance Music Learning Theory |
topic |
Songs with words Songs without words Song recognition Vocal performance Music Learning Theory |
description |
UID/EAT/00693/2013 PD/BD/114489/2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 2016-09-07T00:00:00Z 2019-05-17T22:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83 |
url |
https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-905X PURE: 12009520 https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/PDF https://doi.org/10.23828/rpea.v6i1.83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137971866173440 |