Religião e Natureza: retoma da procura de uma relação com o mundo; análise do escutismo católico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Inês Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/132737
Resumo: Tentarei primeiramente caracterizar a relação tendenciosamente religiosa do homem com a natureza até ao século XIX, depois analisarei a atual relação secular, e, numa tentativa de responder à questão: “Poderemos encontrar uma renovada relação entre o homem e natureza, para além daquelas encontradas no passado?”, avaliarei a possibilidade de uma ligação ao mundo, a partir de uma ecologia integral assente numa perspetiva católica. Especificamente, e de acordo com o estudo de caso selecionado, tentarei perceber concretamente se: “Pode o escutismo católico contribuir para uma aproximação da religião à natureza e, nomeadamente, conduzir à necessidade de conservação e proteção da mesma?”. Uma outra proposta desta dissertação prende-se com as razões normativas que levam o ser humano a agir em prol da natureza, protegendo-a e conservando-a. Pretendo, a par da exploração da relação humana com o mundo já referida, entender o que motiva o comum cidadão na proteção da natureza, e se o facto de se ter como religioso o torna mais ou menos disponível para agir de forma pró-ambiental, isto é, se um escuteiro inclinado para a religião prevê uma ligação positiva do homem à natureza, sendo esta a nossa hipótese 1 (H1), e se um escuteiro com um perfil mais científico possui, inversamente, uma noção mais fragmentada do homem e da natureza, ou mesmo nenhuma relação, constituindo a hipótese 2 (H2). Desta forma, a investigação seguirá de perto o estado atual desta relação inicialmente proposta, para o contexto português, através de um estudo do caso específico do escutismo católico em Portugal, tratando-o, a partir de uma análise das suas bases, atividades, e depoimentos de escutistas, como possibilidade de um ambientalismo cristão. Assim, tentarei perceber se “existe ou não uma relação do homem com a natureza, segundo os escuteiros?” tendo em conta a análise de dados obtidos presente na parte final desta dissertação. Importa por fim referir que farei uso do modelo metodológico de Demazière e Dubar, que parte de dados empíricos - devidamente apoiados numa revisão de literatura e num campo de pesquisa pré-definido - para chegar a formulações teóricas que se sustentam numa interrogação indutiva dos dados empíricos recolhidos em contexto de entrevista de pergunta aberta.
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Especificamente, e de acordo com o estudo de caso selecionado, tentarei perceber concretamente se: “Pode o escutismo católico contribuir para uma aproximação da religião à natureza e, nomeadamente, conduzir à necessidade de conservação e proteção da mesma?”. Uma outra proposta desta dissertação prende-se com as razões normativas que levam o ser humano a agir em prol da natureza, protegendo-a e conservando-a. Pretendo, a par da exploração da relação humana com o mundo já referida, entender o que motiva o comum cidadão na proteção da natureza, e se o facto de se ter como religioso o torna mais ou menos disponível para agir de forma pró-ambiental, isto é, se um escuteiro inclinado para a religião prevê uma ligação positiva do homem à natureza, sendo esta a nossa hipótese 1 (H1), e se um escuteiro com um perfil mais científico possui, inversamente, uma noção mais fragmentada do homem e da natureza, ou mesmo nenhuma relação, constituindo a hipótese 2 (H2). Desta forma, a investigação seguirá de perto o estado atual desta relação inicialmente proposta, para o contexto português, através de um estudo do caso específico do escutismo católico em Portugal, tratando-o, a partir de uma análise das suas bases, atividades, e depoimentos de escutistas, como possibilidade de um ambientalismo cristão. Assim, tentarei perceber se “existe ou não uma relação do homem com a natureza, segundo os escuteiros?” tendo em conta a análise de dados obtidos presente na parte final desta dissertação. Importa por fim referir que farei uso do modelo metodológico de Demazière e Dubar, que parte de dados empíricos - devidamente apoiados numa revisão de literatura e num campo de pesquisa pré-definido - para chegar a formulações teóricas que se sustentam numa interrogação indutiva dos dados empíricos recolhidos em contexto de entrevista de pergunta aberta.I will first try to characterize man's religious biased relationship with nature until the 19th century, then I will analyze the current secular relationship, and, in an attempt to answer the question: “Can we find a renewed relationship between religion and nature, in addition to those found in the past? ”, I will evaluate the possibility of a connection to the world, from an integral ecology based on a Catholic perspective. Specifically and according to the selected case study, I will try to understand whether: “Can Catholic Scouting contribute to bringing religion closer to nature and, in particular, lead us to the need for its conservation and protection?”. Another proposal of this dissertation concerns the normative reasons that lead the human being to act in favor of nature, protecting and conserving it. I intend, along with the exploration of the human relationship with the world already mentioned, to understand what motivates the common citizen in the protection of nature, and whether the fact of being religious makes them more or less available to act pro-environmentally, that is, if a religiously inclined scout predicts a positive connection between man and nature, wich is our hypothesis 1 (H1) and if a scout with a more scientific profile has - conversely - a more fragmented notion of the relation between man and nature or even no notion of it, constituting hypothesis 2 (H2). In this way, the investigation will closely follow the current state of this initially proposed relationship, for the Portuguese context, through a study of the specific case of Catholic Scouting in Portugal, treating it, from an analysis of its bases, activities, and testimonies from scouts, as a possibility of Christian environmentalism. Thus, I will ask the question: “Is there a relationship between man an nature, according to the scouts? ” taking into account the analysis of data obtained in the final part of this dissertation. Finally, it is important to mention that I will use the methodological model of Demazière and Dubar, which starts from empirical data - duly supported by a literature review and in a pre-defined research field - to arrive at theoretical formulations that are based on an inductive questioning of empirical data collected in the context of an open question interview.Sousa, João CraveiroRUNReis, Inês Silveira2022-02-11T10:33:16Z2021-12-202021-09-022021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132737TID:202884260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:24Zoai:run.unl.pt:10362/132737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:35.033386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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