A retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Isabel Guinote Pina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1783
Resumo: Dissertação de mest., Literatura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2005
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spelling A retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida GarrettRetórica da digressãoAnti-romancesImaginaçãoIronia românticaCoesãoNovo programa de escritaDissertação de mest., Literatura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2005Este trabalho comparativista consiste na análise da retórica da digressão em três romances dos séculos XVIII e XIX, Sentimental Journey, Voyage autour de ma chambre e Viagens na minha terra, de Sterne, Maistre e Garrett, respectivamente. Pretendemos demonstrar, mediante o estudo dos seus processos retórico-estilísticos, que são romances digressivos e não anti-romances. Primeiramente, apresentaremos dados relativos à história, teoria e métodos da Literatura Comparada. Utilizaremos uma metodologia comparativista resultante da evolução registada no âmbito desta disciplina, segundo a qual os contextos geográficos, culturais, históricos e sociais, em que as obras são criadas, não são descurados no decorrer da análise. Seguidamente, abordaremos questões relacionadas com as origens e pressupostos do Romantismo, por um lado, e com os primeiros sinais e florescimento do romance digressivo, por outro. Procederemos, então, à análise de textos literários que desde o século XVII se revelaram importantes contributos para a imposição do referido subgénero literário. Finalmente, contextualizaremos os supramencionados autores e analisaremos os elementos que tornam os seus textos digressivos, salientando os seus pontos de contacto e de afastamento. Neste âmbito, atentaremos nas relações intertextuais e dialógicas estabelecidas entre os três romances. A permanente apologia da liberdade de imaginação e de interpretação, a paisagem interior e a descrição, o diálogo narrador-escritor/leitor e a retórica da sedução, a ironia romântica, a suposta inexistência de um plano prévio à redacção, a promoção da anti-linearidade e os vários relatos de histórias entrecortados são alguns dos traços que, paradoxalmente, conferem coesão à diegese, permitindo a sua progressão, e que constituem um novo programa de escrita, originalmente, apresentado nestes romances.Carvalho, João Carlos Firmino Andrade deCarvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deSapientiaGonçalves, Sandra Isabel Guinote Pina2012-10-29T17:50:32Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/1783por82.091 GON*Ret 1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:56Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:54.246736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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