Ensino-aprendizagem da matemática com recurso a software educativo: atitudes e rendimento académico dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, José Manuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/9966
Resumo: Este artigo descreve o impacto da utilização de um software educativo, mais concretamente centrado nas potencialidades gráficas, ao nível das atitudes, hábitos e frequência de uso dos computadores pelos alunos que o utilizaram tal software no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos. Analisámos, também, de que modo essa utilização facilitou a relação entre a escrita algébrica e a gráfica. Foi considerada uma amostra de alunos do 12º ano de escolaridade, onde alguns conceitos da disciplina de matemática foram leccionados com recurso ao grafismo informático, dando especial ênfase à imagem digital. Os resultados sugerem que a utilização de software educativo teve um impacto positivo junto dos alunos envolvidos, que mudaram a sua perspectiva relativamente ao uso dos computadores e obtiveram um melhor aproveitamento académico, face aos colegas a quem os mesmos conceitos foram leccionados de forma convencional.
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