Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4224 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género. |
id |
RCAP_e0838ec45cbacd78e47b8b0c645aa721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculinoDiversity in identity : school and the multiplicity of ways of being a maleEscolaIdentidadeMasculinidadeSchoolIdentityMasculinityAo longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género.Along the last decades considerable changes occurred in gender’s conception, converging for a new vision of identity based in the diversity associated to some social groups. Supported by these assumptions a parallelism is made among some studies, elaborated in different periods and by different authors, about the construction of masculinities at school. It is stressed the relevancy of identification of several masculine identities and the importance of the exchange of knowledge between feminists and "pro-feminists" for an enrichment of the gender theorization and studies on gender.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa2004-052004-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4224por"Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. 8:1 (2004) 103-120.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:14.699183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino Diversity in identity : school and the multiplicity of ways of being a male |
title |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino |
spellingShingle |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino Saavedra, Luísa Escola Identidade Masculinidade School Identity Masculinity |
title_short |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino |
title_full |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino |
title_fullStr |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino |
title_full_unstemmed |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino |
title_sort |
Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino |
author |
Saavedra, Luísa |
author_facet |
Saavedra, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Identidade Masculinidade School Identity Masculinity |
topic |
Escola Identidade Masculinidade School Identity Masculinity |
description |
Ao longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-05 2004-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/4224 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/4224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. 8:1 (2004) 103-120. 0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132763617492992 |