Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4224
Resumo: Ao longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género.
id RCAP_e0838ec45cbacd78e47b8b0c645aa721
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculinoDiversity in identity : school and the multiplicity of ways of being a maleEscolaIdentidadeMasculinidadeSchoolIdentityMasculinityAo longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género.Along the last decades considerable changes occurred in gender’s conception, converging for a new vision of identity based in the diversity associated to some social groups. Supported by these assumptions a parallelism is made among some studies, elaborated in different periods and by different authors, about the construction of masculinities at school. It is stressed the relevancy of identification of several masculine identities and the importance of the exchange of knowledge between feminists and "pro-feminists" for an enrichment of the gender theorization and studies on gender.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa2004-052004-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4224por"Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. 8:1 (2004) 103-120.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:14.699183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
Diversity in identity : school and the multiplicity of ways of being a male
title Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
spellingShingle Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
Saavedra, Luísa
Escola
Identidade
Masculinidade
School
Identity
Masculinity
title_short Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
title_full Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
title_fullStr Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
title_full_unstemmed Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
title_sort Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino
author Saavedra, Luísa
author_facet Saavedra, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Identidade
Masculinidade
School
Identity
Masculinity
topic Escola
Identidade
Masculinidade
School
Identity
Masculinity
description Ao longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05
2004-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4224
url http://hdl.handle.net/1822/4224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. 8:1 (2004) 103-120.
0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132763617492992