Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Élio Anatoly Semedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8701
Resumo: Trabalho de Projeto Apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização, sob orientação do Professor Doutor José Freitas santos.
id RCAP_e0847152eda0816bd5b113cbf0c692c2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdianaInternacionalizaçãoPlano de marketing internacionalGrogueDiásporaInternationalizationInternational marketing planGestãoTrabalho de Projeto Apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização, sob orientação do Professor Doutor José Freitas santos.A diáspora de Cabo Verde é uma das grandes fontes de receita do país. Portugal é um dos destinos mais escolhidos para a emigração, fato que se poderá justificar pelos laços culturais e históricos que unem os dois países. O grogue é a bebida tradicional de Cabo Verde, uma aguardente que já vem sendo produzida no país há mais de 300 anos. A bebida é uma das marcas culturais e de maior referência nacional. Porém, é um produto que não está muito presente na sua diáspora, que tanto o aprecia e o valoriza. A abertura da economia mundial tem vindo a ganhar destaque no contexto empresarial e a criar oportunidades e ameaças para as empresas. A internacionalização é uma estratégia adotada pelas empresas para comercializarem os seus produtos e serviços nos mercados externos. O presente projeto consiste na elaboração de um plano de marketing internacional para a venda do Grogue em Portugal e, mais tarde, nos principais mercados europeus. O projeto apresenta as principais ações de marketing que poderão ser desenvolvidas para que a bebida tradicional de Cabo Verde e uma das suas marcas possa aumentar a sua presença junto dos consumidores em geral, mas especialmente junto das comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo país. Para além disso, elaborou-se um orçamento previsional com os objetivos de venda, bem como com os custos estimados para as diversas ações de marketing.Cape Verde's diaspora is one of the major sources of the country's revenue. Portugal is one of the most chosen destinations for emigration, a fact that can be justified by cultural and historical ties between the two countries. The grogue is the traditional drink of Cape Verde, a spirit which is already being produced in the country for over 300 years. The drink is one of the largest cultural and national benchmarks. However, it is a product that is not very present in its diaspora that both appreciates and values. The opening of the world economy has gained prominence in the business environment and create opportunities and threats for firms. Internationalization is a strategy adopted by companies to market their products and services on foreign markets. This project is the development of an international marketing plan for the sale of grogue in Portugal and later, in the main European markets. The project presents the main marketing actions that could be developed so that the traditional drink of Cape Verde and one of its brands to increase their presence among consumers in general, but especially along the Cape Verdean communities around the country. In addition, it prepared a budget estimate with sales targets, as well as the estimated costs for the various marketing actions.Santos, José de FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Élio Anatoly Semedo2016-11-25T15:08:32Z201520162015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8701TID:201147297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:29.365533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
title Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
spellingShingle Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
Moreira, Élio Anatoly Semedo
Internacionalização
Plano de marketing internacional
Grogue
Diáspora
Internationalization
International marketing plan
Gestão
title_short Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
title_full Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
title_fullStr Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
title_full_unstemmed Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
title_sort Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana
author Moreira, Élio Anatoly Semedo
author_facet Moreira, Élio Anatoly Semedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José de Freitas
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Élio Anatoly Semedo
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Plano de marketing internacional
Grogue
Diáspora
Internationalization
International marketing plan
Gestão
topic Internacionalização
Plano de marketing internacional
Grogue
Diáspora
Internationalization
International marketing plan
Gestão
description Trabalho de Projeto Apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização, sob orientação do Professor Doutor José Freitas santos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-25T15:08:32Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8701
TID:201147297
url http://hdl.handle.net/10400.22/8701
identifier_str_mv TID:201147297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390881562624