Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12068
Resumo: A Geometria, por trabalhar com formas e dimensão dos objetos, apresenta-se como uma área rica na exploração da interdisciplinaridade. A elaboração de figuras planas e espaciais, utilizando-se a técnica do origami, permite ao aluno investigar, descrever e descobrir as propriedades destas construções, ampliando suas possibilidades de percepção e exploração do espaço. Através de um diálogo entre a Ciência e a Arte foram organizadas atividades que proporcionassem situações de aprendizagem, onde a Geometria pudesse estar envolvida. Durante uma oficina desenvolvida no período de 4 semanas, com alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira para alunos imigrantes no Japão (Escola Brasileira Professor Kawase, cidade de Ogaki, província de Gifu), foram propostas atividades participativas na construção do conhecimento para o ensino de matemática, vinculados a outros saberes. A partir da exploração de temas e conceitos de ecologia (Ecossistemas Brasileiros), foram desenvolvidas atividades práticas com origami, recorte, colagem e pintura, como ferramentas na elaboração de figuras geométricas e posterior construção de animais brasileiros e seus ambientes naturais. Verificou-se uma intensa participação dos alunos durante as práticas propostas, bem como o aprendizado da geometria, explorada de forma artística. Os conteúdos propostos transcenderam o espaço reservado ao projeto, sendo reproduzidos e discutidos em outros momentos durante as aulas de outros professores.
id RCAP_e092ed44725fb0469ca5e052843132bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no JapãoOrigamiInterdisciplinaridadeGeometriaEducação ambientalInterdisciplinarityGeometryEnvironmental educationA Geometria, por trabalhar com formas e dimensão dos objetos, apresenta-se como uma área rica na exploração da interdisciplinaridade. A elaboração de figuras planas e espaciais, utilizando-se a técnica do origami, permite ao aluno investigar, descrever e descobrir as propriedades destas construções, ampliando suas possibilidades de percepção e exploração do espaço. Através de um diálogo entre a Ciência e a Arte foram organizadas atividades que proporcionassem situações de aprendizagem, onde a Geometria pudesse estar envolvida. Durante uma oficina desenvolvida no período de 4 semanas, com alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira para alunos imigrantes no Japão (Escola Brasileira Professor Kawase, cidade de Ogaki, província de Gifu), foram propostas atividades participativas na construção do conhecimento para o ensino de matemática, vinculados a outros saberes. A partir da exploração de temas e conceitos de ecologia (Ecossistemas Brasileiros), foram desenvolvidas atividades práticas com origami, recorte, colagem e pintura, como ferramentas na elaboração de figuras geométricas e posterior construção de animais brasileiros e seus ambientes naturais. Verificou-se uma intensa participação dos alunos durante as práticas propostas, bem como o aprendizado da geometria, explorada de forma artística. Os conteúdos propostos transcenderam o espaço reservado ao projeto, sendo reproduzidos e discutidos em outros momentos durante as aulas de outros professores.Geometry, by working with shapes and the dimensions of objects, presents itself as a rich area for the exploration of interdisciplinarity. The creation of flat and spatial figures, using the origami technique, allows students to investigate, describe and discover the properties of these constructions, thereby expanding their possibilities of perception and exploration of space. Through a dialogue between science and art, activities were organized to provide learning situations where geometry could be related to both science and art. During a workshop developed over four weeks with Grade 3 elementary school students at a Brazilian school for immigrants in Japan (Escola Brasileira Professor Kawase in Ogaki City, Gifu Prefecture), participative activities were proposed for teaching mathematics by linking it to other types of knowledge. From the exploration of ecosystem themes and concepts taken from ecology, practical activities were developed with origami, along with cutting, gluing and painting, as tools in the development of students' understanding of geometric figures and subsequent construction of Brazilian animals and their natural environments. Students participated actively during the practical proposals and in learning geometry by exploring artistic forms. The proposed contents went beyond the space reserved for the project, being reproduced and discussed at other times during classes with other teachers.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLSilva, Cláudio da2020-07-21T10:09:24Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12068porSilva, C. (2016) Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (460-471) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:13.843388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
title Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
spellingShingle Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
Silva, Cláudio da
Origami
Interdisciplinaridade
Geometria
Educação ambiental
Interdisciplinarity
Geometry
Environmental education
title_short Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
title_full Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
title_fullStr Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
title_full_unstemmed Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
title_sort Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão
author Silva, Cláudio da
author_facet Silva, Cláudio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio da
dc.subject.por.fl_str_mv Origami
Interdisciplinaridade
Geometria
Educação ambiental
Interdisciplinarity
Geometry
Environmental education
topic Origami
Interdisciplinaridade
Geometria
Educação ambiental
Interdisciplinarity
Geometry
Environmental education
description A Geometria, por trabalhar com formas e dimensão dos objetos, apresenta-se como uma área rica na exploração da interdisciplinaridade. A elaboração de figuras planas e espaciais, utilizando-se a técnica do origami, permite ao aluno investigar, descrever e descobrir as propriedades destas construções, ampliando suas possibilidades de percepção e exploração do espaço. Através de um diálogo entre a Ciência e a Arte foram organizadas atividades que proporcionassem situações de aprendizagem, onde a Geometria pudesse estar envolvida. Durante uma oficina desenvolvida no período de 4 semanas, com alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira para alunos imigrantes no Japão (Escola Brasileira Professor Kawase, cidade de Ogaki, província de Gifu), foram propostas atividades participativas na construção do conhecimento para o ensino de matemática, vinculados a outros saberes. A partir da exploração de temas e conceitos de ecologia (Ecossistemas Brasileiros), foram desenvolvidas atividades práticas com origami, recorte, colagem e pintura, como ferramentas na elaboração de figuras geométricas e posterior construção de animais brasileiros e seus ambientes naturais. Verificou-se uma intensa participação dos alunos durante as práticas propostas, bem como o aprendizado da geometria, explorada de forma artística. Os conteúdos propostos transcenderam o espaço reservado ao projeto, sendo reproduzidos e discutidos em outros momentos durante as aulas de outros professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-07-21T10:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12068
url http://hdl.handle.net/10400.21/12068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C. (2016) Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (460-471) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
978-989-95733-7-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470269636608