O potencial do enoturismo criativo para o desenvolvimento da Região Demarcada dos Vinhos Verdes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19126 |
Resumo: | Dissertação de mestrado |
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O potencial do enoturismo criativo para o desenvolvimento da Região Demarcada dos Vinhos VerdesCriativoEnoturismoExperiênciasRegiãoVinhos VerdesCreativeExperiencesRegionVinho VerdeWine tourismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoEsta investigação incide sobre o potencial do enoturismo criativo para o desenvolvimento da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. O enoturismo tem tido um papel fundamental no setor do turismo e no desenvolvimento de regiões vitivinícolas em Portugal, sendo um segmento que pretende atingir cada vez mais visitantes e novas experiências. O enoturismo, para além de já se encontrar amplamente estudado por diversos autores, as práticas de enoturismo criativo na Região Demarcada dos Vinhos Verdes não estão suficientemente investigadas, pelo que o objetivo da dissertação visa aprofundar o conhecimento científico sobre esta temática. Objetivo- O objetivo geral desta investigação consiste em explorar as experiências de enoturismo criativo que potenciam o desenvolvimento da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Metodologia- O método de estudo aplicada na realização desta investigação foi de caráter misto (quantitativa e qualitativa), usando informação na perspetiva da procura e da oferta, através da aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Resultados- A Região Demarcada dos Vinhos Verdes tem potencial para se afirmar no enoturismo criativo, no entanto tem de haver uma grande mudança na maneira de pensar dos produtores e estes profissionalizarem-se no setor enoturístico e, desta forma, criarem através dos produtos de dispõem atividades e experiências memoráveis a quem os visita. Limitações e implicações- O presente estudo apresentou algumas dificuldades no decorrer do seu desenvolvimento. As limitações foram na dificuldade em encontrar estudos referentes à temática a nível nacional, nas entrevistas a falta de comparência, interesse e disponibilidade por parte dos entrevistados constituíram uma enorme delimitação no estudo. Relativamente à aplicação dos questionários, houve uma taxa de resposta muito baixa relativamente ao que se esperava. Implicações práticas- O propósito deste estudo consiste em demonstrar a importância do enoturismo criativo para o desenvolvimento da região vitivinícola, neste caso a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Deverão ser aprofundados estudos acerca desta temática tanto a nível nacional como internacional contribuindo para o conhecimento científico deste segmento. Originalidade/ valor- Considera-se pertinente a realização de estudos comparativos entre regiões vitivinícolas portuguesas, de modo a ter uma visão mais alargada do que as restantes regiões implementam para tornar o enoturismo mais atrativo.This investigation focuses on the potential of creative wine tourism for the development of the Vinho Verde Demarcated Region. Wine tourism has had a fundamental role in the tourism sector and in the development of wine regions in Portugal, being a segment that seeks to reach more and more visitors and new experiences. Wine tourism, in addition to being widely studied by several authors, the practices of creative wine tourism in the Vinho Verde Demarcated Region are not sufficiently investigated, so the objective of this dissertation is to deepen scientific knowledge on this subject. Objective- The general objective of this investigation is to explore the experiences of creative wine tourism that enhance the development of the Vinho Verde Demarcated Region. Methodology - The study method applied in this investigation was mixed (quantitative and qualitative), using information from the perspective of supply and demand, through the application of questionnaire surveys and semi-structured interviews. Results - The Vinho Verde Demarcated Region has the potential to assert itself in creative wine tourism, however there has to be a big change in the way of thinking of producers and they become professional in the wine tourism sector and, in this way, create through the products available. memorable activities and experiences for those who visit them. Limitations and implications- The present study presented some difficulties during its development. The limitations were the difficulty in finding studies referring to the theme at national level, in the interviews the lack of attendance, interest and availability on the part of the interviewees constituted a huge limitation in the study. Regarding the application of the questionnaires, there was a very low response rate compared to what was expected. Practical implications- The purpose of this study is to demonstrate the importance of creative wine tourism for the development of the wine region, in this case the Vinho Verde Demarcated Region. In-depth studies on this theme should be carried out both nationally and internationally, contributing to the scientific knowledge of this segment. Originality/value- It is considered pertinent to carry out comparative studies between Portuguese wine regions, in order to have a broader vision of what other regions implement to make wine tourism more attractive.Monteiro, BebianaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Mélanie Rute Silva dos2021-12-16T15:17:58Z2021-11-292021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19126TID:202815722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:10.678853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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